249ª Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio do Descoberto

De 01 a 13 junho a comunidade católica de Santo Antônio do Descoberto realiza a festa mais tradicional da Região Metropolitana Brasília

Paróquia Santuário-GO

Reconhecida pela Igreja Católica desde 1770 a Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio realizada pela Paróquia Santuário do município de Santo Antônio do Descoberto – GO chega este ano a sua 249ª edição . A festa  caminha para seu jubileu de 250 anos, no ano de 2020.

Os festejos contam com folia de rua e rural, carreata, batizados, alvorada festiva, leilão de gado, procissão, queima de fogueira, romaria, desfile de carros de boi, distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e missa campal todos os dias no Santuário, situado na área central do município.  

O pároco e reitor do Santuário, Pe. Marcelo José Vieira Jr., vem destacado na divulgação das festividades a valorização da história e fé do povo santoantoniense, “é sabido que a velha igrejinha foi construída por volta de 1722, porém, a primeira com a presença de sacerdote só aconteceu em 1770, com isso no ano de 2020 iremos comemorar a 250ª Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio, nossa cidade é de fé”.

Todos os dias nas missas são distribuídos os pãezinhos milagrosos de Santo Antônio produzidos aos milhares a cada dia por padeiras, rezadeiras que trazem o segredo da receita. Os pãezinhos são confeccionados com produtos de doação de pessoas que alcançaram algum milagre.

Um fato interessante é que nenhum ingrediente pode ser comprado, se por ventura faltar, não se faz o pãozinho. O impressionante é que nunca faltou ingredientes e esta história pode muito bem ser relatada pelas padeiras de Santo Antônio.

Tais pãezinhos são abençoados na novena da noite e distribuídos à multidão numa hora conhecida como:  “A HORA DA GRAÇA.

Uma tradição que atrai milhares de fiéis é a romaria de carros-de-boi, cavaleiros e peregrinos, que acontece no dia 09 de junho, saindo às 08h30 da Igrejinha de Santo Antônio na entrada do município,  rumo ao santuário, com missa dos carreiros.

Dia 12, se acende a fogueira de aproximadamente 15 metros de altura e muito robusta que aquece a noite fria do dia dos namorados. Também o hasteamento do mastro com a bandeira do Santo é uma prática folclórica de muita alegria e folia.

Na prática folclórica o mastro é chamado “O Pau de Santo Antônio”. Muitos acreditam que carregar o pau, tirar uma lasca, pegar uma fitinha, dará sorte no namoro, encontrar a pessoa amada ou alcançar um bom casamento. 

Dia 13, pela manhã sai a folia de rua, vulgo “folia do cipó” que gira o dia todo anunciando o dia do padroeiro. Às 18 horas, segue a procissão dos milagres (assim chamada por ser ocasião onde muitos pagam ex-votos, promessas).

É incontável a multidão que participa da Festa de Santo Antônio. Entre romeiros, pagadores de promessas, curiosos, devotos, passam pelos festejos durante seus treze dias, mais de  150.000 pessoas.

O Município

Santo Antônio do Descoberto está localizado a 38 km da capital do Brasil, sua origem se deu nos tempos mais antigos, mais precisamente entre 1718 e 1722, tem sua origem ligada ao ciclo do ouro, o lugarejo surgiu na  época do Brasil Colônia as margens do Rio Descoberto, quando Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera II, chegou na região com sua comitiva. Hoje com mais de 290 anos de existência Santo Antônio Descoberto continua conhecido pela fé, dedicação e trabalho de seu povo.

Serviço  

249ª Festa em Honra ao Glorioso Santo Antônio

De 01 a 13 de junho de 2019

Santo Antônio do Descoberto – Praça da Matriz S/N Centro Quadra 50

Entrada franca

Programação:

TODOS OS DIAS, MISSA ÀS 19H30 NO SANTUÁRIO

Programação Especial:

-28 DE MAIO A 01 DE JUNHO – GIRO DA FOLIA NA ZONA RURAL.

*FOLIA DO SUL: SAÍDA 28/05 (terça-feira)

HORÁRIO: 12H LOCAL: RANCHO TL- CASA DO THIAGO LOPES DE FARIAS – SANTA ROSA

*FOLIA DO NORTE: SAÍDA 30/05(quinta-feira)

HORÁRIO: 12H – LOCAL: CASA DO EDILSON – FAZENDA MACACOS

(ENTREGA DAS FOLIAS: DIA 01/06 (sábado) ÀS 16H NA IGREJINHA).

*-01 DE JUNHO (sábado)- *ALVORADA FESTIVA SAINDO DO SANTUÁRIO RUMO A IGREJINHA DE SANTO ANTÔNIO, ÀS 05H.

-02 DE JUNHO (domingo)- LEILÃO DO GADO ÀS 11H (NA FAZENDA – DR° ALAN.)

*19h30 – MISSA NORDESTINA

-07 A 09 DE JUNHO – PENTECOSTES

-08 DE JUNHO (sábado)- CARREATA DE SÃO CRISTÓVÃO – SAINDO ÀS 16H DO SANTUÁRIO À IGREJINHA DE SANTO ANTÔNIO, COM A BÊNÇÃO DOS CARROS.

-09 DE JUNHO (domingo)- ROMARIA DE CARROS-DE-BOI, CAVALEIROS E PEREGRINOS, SAINDO ÀS 08H30 DA IGREJINHA DE SANTO ANTÔNIO, RUMO AO SANTUÁRIO, COM MISSA DOS CARREIROS.

-12 DE JUNHO (quarta-feira)- QUEIMA DA FOGUEIRA, HASTEAMENTO DO MASTRO E BÊNÇÃO DOS NAMORADOS.

-13 DE JUNHO (quinta-feira)- FOLIA DO CIPÓ, SAINDO ÀS 08H DA IGREJINHA DE SANTO ANTÔNIO.

*PROCISSÃO SAINDO ÀS 18H DA IGREJINHA DE SANTO ANTÔNIO, CONDUZINDO A IMAGEM MILAGROSA DE SANTO ANTÔNIO, RUMO AO SANTUÁRIO PARA SANTA MISSA DE ENCERRAMENTO (LEVAR VELAS).

BATIZADOS: 01, 02, 08, 09, 13 e  16 DE JUNHO

INFORMAÇÕES: 61.36267028/36263580

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code