Após apelo popular, novo diretor do DER inspeciona Ponte do Bragueto

No primeiro dia de trabalho como diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Márcio Buzar, ex-diretor da Novacap, prometeu uma inspeção na Ponte do Bragueto, uma das estruturas que mais desperta temor nos brasilienses por conta da falta de manutenção.

A ponte foi apontada em um relatório feito pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em 2011, como um dos pontos que precisam de reparo urgente. Na internet, mais de 3,1 mil pessoas assinaram, até a manhã desta quinta-feira (8/2), uma petição pedindo a reforma da estrutura.

A Defesa Civil e a Novacap devem acompanhar a inspeção, que ocorrerá no período da tarde. Durante a manhã, Buzar participa de uma reunião com o comitê criado pelo GDF para enfrentar a crise estrutural e restaurar o viaduto da Galeria dos Estados, que desabou na terça-feira (6/2).

novo diretor do DER assumiu a pasta no lugar de Henrique Luduvice, exonerado pelo governador Rodrigo Rollemberg. Engenheiro civil, doutor em estruturas e professor da Universidade de Brasília, ele atua em projetos de pesquisa sobre tecnologia da construção, novos materiais derivados do concreto e mobilidade urbana.

Ponte do Bragueto

A Ponte do Bragueto liga a Asa Norte ao Lago Norte e à região norte do DF, como Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Varjão. A passagem foi inaugurada em 1961 e por cima dela passam, em média, 80 mil veículos por dia. Já por baixo, passam diariamente cerca de 100 mil veículos.

Na terça-feira, o GDF emitiu uma nota justificando que, com as obras do Trevo de Triagem Norte, duas vias marginais já estão sendo executadas. “Com isso, a ponte do Bragueto poderá ser demolida ou restaurada após resultado da avaliação e elaboração dos projetos de recuperação”, afirma o texto.

Em dezembro do ano passado, um buraco se abriu na ponte e foi remendada com placa de metal. Na época, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou ter realizado “uma ação de manutenção emergencial, com a colocação da chapa, devidamente soldada e nivelada, não oferecendo risco algum de furar pneu”. O órgão não revelou a origem ou causa da cratera.

Fonte: CB

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