Aumenta o número de famílias endividadas no DF em julho

O número de famílias endividadas no Distrito Federal aumentou e passou de 730.766 em junho para 738.905 em julho (alta de 8,1 mil famílias). Significa que 78,1% das famílias brasilienses possuem algum tipo de dívida. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio). Entretanto, o estudo mostra redução no número de famílias com contas em atraso, que passou de 142.354 no sexto mês do ano para 134.926 em julho.

O cartão de crédito segue no topo da lista como o principal gerador de dívida. Do total dos endividados, 88% se declararam comprometidos nessa modalidade, seguido por financiamento de carro (29,5%). As famílias podem se comprometer com mais de uma dívida. Dentre as famílias com contas em atraso, 35,3% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 57,9% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente.

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, afirma que na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de endividados aumentou, passando de 720.006 em julho de 2016 para 738.905 neste ano (alta de 18,9 mil endividados). “As famílias endividadas estão aproveitando a redução dos juros para renegociarem as dívidas que possuem. Por isso, o número de endividados com contas em atraso diminui. Entretanto, as famílias não estão conseguindo quitar as dívidas do mês, principalmente as do cartão de crédito, que é a modalidade em que as pessoas mais se endividam e a mais perigosa por causa dos juros elevados”, afirma Adelmir.

Sobre a PEIC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de Comércio, Serviços e Turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez 9sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Sobre a Fecomercio-DF

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomercio-DF) é a principal entidade sindical da Capital da República dos setores de comércio e serviços. Congrega 28 sindicatos patronais e administra, no DF, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Fecomércio. A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza 86% do PIB privado do DF e emprega no comércio e serviços 59,9% dos trabalhadores brasilienses.

Fonte: Fecomércio-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code