Boca de urna indica empate entre Netanyahu e Herzog em Israel

Benjamin-Netanyahu-Sebastian-Scheiner-reuters640Pesquisas de boca de urna feitas pelos principais canais de televisão de Israel mostraram que o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, do partido Likud, empatou com Isaac Herzog, da União Sionista, nas eleições desta terça-feira, tornando a formação de um próximo governo um sério desafio para ambos os candidatos.

O canal 10 e o canal 1 afirmaram que o Likud e a União Sionista obtiveram 27 assentos cada um no parlamento de 120 membros, conhecido como Knesset. Já o canal 2 disse que Netanyahu conquistou uma apertada vitória, garantindo 28 assentos, e Herzog, 27. Se o Likud vencer, haverá uma coalizão com partidos da extrema-direita israelense e partidos religiosos ortodoxos.

Eleitores da União Sionista comemoram após votação | R.Zvulun/Reuters

Árabes

Mas a vitória ainda não está garantida ao Likud nem ao seu principal nome, Netanyahu. A Lista Conjunta, coalizão que reúne um grupo de partidos árabes, ocupa o terceiro lugar em todas as estimativas apresentadas. Enquanto os canais 2 e 10 apontam que a megacoalizão teria 13 cadeiras, o canal 1 estima que a Lista Conjunta terá 12 assentos. O grupo deve ser uma das principais forças de oposição caso Netanyahu se reeleja.

Agora é o início de um período de intensas negociações, até que seja definido o novo primeiro-ministro: o conservador Benjamin Netanyahu, que intensificou o discurso de direita na reta final de campanha, ou o trabalhista Isaac Herzog, após uma aritmética política delicada. Os resultados finais oficiais serão conhecidos somente nesta quarta.

Sem resultado oficial de eleições, Netanyahu comemora vitória

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou nesta terça o que chamou de “grande vitória” nas eleições legislativas do país, depois de sondagens de boca de urna apontarem empate técnico de seu grupo com a coligação de centro-esquerda União Sionista.

“Contra todas as probabilidades: Uma grande vitória para o Likud, uma grande vitória para o povo de Israel”, escreveu Netanyahu em sua conta no Twitter.

Mais de 5 milhões de israelenses votaram nesta terça nas eleições legislativas, antecipadas para decidir se o atual primeiro-ministro continua na chefia do governo e escolher 120 deputados.

Fonte: Metro com Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code