Cármen Lúcia diz que abstenção de 19% no 2º turno é preocupante



A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmén Lúcia, disse na noite deste domingo que a abstenção de 19% registrada no segundo turno das eleições municipais é preocupante. No primeiro turno, o índice foi de 16,4%. Ela disse que, agora, cabe tanto aos órgãos da Justiça Eleitoral quanto a especialistas e cientistas políticos fazer avaliações sobre os motivos que levaram os eleitores a comparecer menos às urnas.

– Este é um dado que nós vamos nos debruçar sobre ele para que a gente tenha uma verificação adequada do porquê dessas ocorrências, quais as causas e, portanto, de quais medidas podem ser tomadas – afirmou a ministra, que ressaltou que, quanto maior a presença dos eleitores, maior a legitimidade do processo eleitoral.

Na avaliação da presidente to TSE, o segundo turno das eleições municipais transcorreu em “absoluta normalidade”. Ela ressaltou que o país tem conseguido diminuir o tempo de apuração dos votos. O primeiro resultado, disse ela, de Vitória (ES), saiu após uma apuração de 44 minutos.

Fonte: Congresso em Foco

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDerrota cria nova polarização entre São Paulo e Minas
Próximo artigoEspecialistas: siglas têm de buscar novos quadros
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code