Ceilândia sedia  Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal 2017

Após cinco anos, o evento retorna à cena cultural de Ceilândia-DF. Como de costume, valoriza artistas e grupos locais, regionais e nacionais, além de oferecer diversas atrações à comunidade.

O público ceilandense e brasiliense poderá festejar novamente o Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal que chega à sua 17ª edição e será realizado em Ceilândia, de 15 a 17 de dezembro, na Casa do Cantador do Brasil. Nos três dias do evento,16 grupos de foliões do DF e outros estados subirão ao palco, em autênticas celebrações a uma das mais genuínas manifestações culturais do país. Haverá ainda oficina de técnicas de viola, exposições, roda de prosa, cavalgada e presépio, a celebração da missa sertaneja, atrações musicais, entre outras atividades. Tudo com acesso gratuito.

A organização do Encontro de Folia de Reis do DF, explica que um dos objetivos do evento é suprir uma carência de boa parte da população brasiliense, que tem origens ligadas ao meio rural, mas não encontrava na cidade celebrações típicas da cultura mais interiorana do país. É importante enaltecer, defender e valorizar esse tipo de manifestação.

“Não se trata de um mero resgate de tradição. É a manutenção, a valorização e a divulgação de uma cultura viva do Brasil. De norte a sul do país, as pessoas celebram a Folia de Reis. Há as peculiaridades regionais. No nordeste, por exemplo, é conhecida como Reisado, mas é também a típica Folia de Reis. Trata-se de uma manifestação que celebra o passado, com um caráter religioso, mas que progride com as novas gerações de artistas e continua conquistando público”.

Entre as novidades desta 17ª edição do Encontro de Folia de Reis do DF, destaca-se a participação de dois grupos femininos de folionas mineiras vindos de Patos de Minas e Coromandel. “Elas representam até mesmo a quebra de um tabu, pois a maioria dos grupos é meramente masculina, apenas foliões. Será certamente uma atração que vai chamar muita atenção”, afirmam os organizadores.

A abertura do Encontro de Folia de Reis do DF acontece no dia 15 de dezembro (sexta-feira), às 18h, com o terço rezado e a chegada dos três Reis Magos. A noite festiva prossegue com o encontro de bandeiras, apresentações de grupos de foliões e se encerra com os shows das duplas Zé Mulato e Cassiano do DF e Divino e Donizete de SP. No sábado, as atividades começam logo pela manhã, com roda de prosa. O destaque do segundo dia do encontro, será o “giro” das Folias “visitas às casas dos moradores”, e a presença do ator e cantador Jackson Antunes. no domingo, amanhã começa com a missa sertaneja celebrada pelo Padre Adão que é também berranteiro, catireiro e folião. O encontro receberá ainda no domingo a “cavalgada da sagrada família” com mais de 500 cavaleiros e diversas apresentações musicais, celebrações religiosas, além de barracas de comidas típicas e artesanato. A programação completa, segue em anexo.

Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal 2017

Quando: de 15 a 17 de dezembro de 2017

Onde: Casa do Cantador do Brasil – Ceilândia Sul-DF

Facebook: www.facebook.com/encontrodefoliadereisdf

Assessoria de imprensa: Luiz Fernandes – 99931 7019

Assistente: Karen Parreira – 99611 1297

.

ENCONTRO DE FOLIA DE REIS 2017

programação

15/12 – SEXTA-FEIRA

Presépio. 18h – Terço Rezado – CHEGADA DOS TRÊS REIS MAGOS

Refeitório. 19h – JANTAR dos foliões e BENDITO DE MESA(Canto de agradecimento)

Palco. 20h – Encontro das bandeiras e apresentação das FOLIAS DE REIS e DANÇAS POPULARES 

22h30 – Abertura oficial com a presença de autoridades tradicionais, políticas e eclesiásticas

23h – Shows com ZÉ MULATO E CASSIANO  – DIVINO E DONIZETE

16/12 – SÁBADO

Refeitório. 08h – CAFÉ DA MANHàdos foliões

Palco. 09h – RODA DE PROSA e ASSEMBLEIA da Associação dos Foliões de Reis do DF e Entorno (AFOREIS)

Palco  e Refeitório. 12 – ALMOÇO e Shows com foliões e Violeiros.

Espaço Interatividades. 14 às 18h – OFICINA com Onicio Rosa(Dyego): Ritmos Caipiras e Técnicas de Viola

14h – GIRO DAS FOLIAS: Visita das folias às casas dos moradores da Ceilândia (Inscrições até 15/12/2017) Informações: 3301 5888

Refeitório. 18h – JANTAR dos foliões e BENDITO DE MESA(Canto de agradecimento)

Palco. 19h – Apresentação das FOLIAS DE REIS e DANÇAS POPULARES

22h – Shows: JACARANDÁ E BRAÚNA – DYEGO E GUSTAVO – JACKSON ANTUNES(Ator e cantador)

17/12 – DOMINGO

Refeitório. 08h – CAFÉ DA MANHàdos foliões

Palco. 09h – Missa Sertaneja com Padre Adão Soares e Pastoral dos Foliões de Formosa/GO

10h30 – Chegada dos cavaleiros(Cavalgada da Sagrada Família)

Palco. 11h – Apresentação das FOLIAS DE REIS e DANÇAS POPULARES

Refeitório. 12h – ALMOÇO dos foliões e Cavaleiros (BENDITO DE MESA (Canto de agradecimento)

Palco. 13h – Shows: ROBSON E GRAIADO – MACEDO E MARIANO

Atrações diárias e permanentes

Barracas de comidas típicas e artesanato – Cantorias, rezas e terços a cargo dos foliões – Exposições de Instrumentos Musicais, Cartazes, Poster´s e outros elementos da cultura caipira – Presépio.

 Local: Casa do Cantador do Brasil – Ceilandia Sul – DF

Informações pelos telefones: (61) 3301 5888 / 99611 1297/  clubedovioleirocaipira@gmail.com – Facebook/encontrodefoliadereis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code