Coluna On´s e Off´s – 13 de julho

Por Sandro Gianelli

Frejat lidera

Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores do Distrito Federal, de 6 a 11 de julho. O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) lidera a disputa pelo governo do Distrito Federal com 25,4%. O cenário analisado foi estimulado e a margem de erro é de 2,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº DF-00150/2018.

Brasília – O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sanciona a lei que cria o Biotic – Parque Tecnológico. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Rollemberg na disputa

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) está em segundo com 11,5%. Eliana Pedrosa (Pros), é a terceira com 9,8%. O General Paulo Chagas (PRP) tem 5,1%, Chico Leite (Rede) 4,9%, Izalci (PSDB) 4,4%, Alexandre Guerra (Novo) 3,2% e Joe Valle (PDT) 2%.

Outros ares

Os nomes de Chico Leite e Joe Valle foram mencionados na estimulada, mas não há definição se vão concorrer ao GDF. A tendência é que Chico Leite concorra ao Senado. Joe ainda não definiu o cargo que disputará.

Rejeitados

A rejeição a todos os pré-candidatos é grande, 22,6% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. O governador Rodrigo Rollemberg é o mais rejeitado, 69,6% dos eleitores afirmam que não votariam nele “de jeito nenhum”. Eliana Pedrosa é a segunda com 50,8% de rejeição. Frejat é o terceiro com 43,1%. 

Reforço

O pré-candidato a deputado distrital, policial Militar e ex-administrador da Candangolândia, Hermeto, emplacou mais um apoio significativo vindo da polícia militar. O ex-candidato a distrital e vice-presidente do DEM, Tenente Poliglota, declarou apoio a Hermeto. Poliglota, que é jornalista, teve quase 6 mil votos nas eleições de 2014.

Recado dado

“Não acredito em transferência de votos, mas acredito nas pessoas que me confiaram apoio em 2014. Não podemos mais continuar reféns de uma política do toma lá dá cá. Temos poder e densidade eleitoral para escolhermos nossos próprios representantes. Policial vota em policial”.

Tenente Poliglota, vice-presidente do Democratas.

Representação

Poliglota afirmou que hoje Hermeto e o Guarda Jânio são os únicos pré-candidatos que apresentam melhores condições de alcançar sucesso nos pleitos e voltar a fazer da PMDF e do CBMDF classes representadas e respeitadas na Câmara Legislativa.

Anistiado

O policial militar da reserva e pré-candidato a deputado distrital Guarda Janio (PROS) foi anistiado de um processo que tramitava na Auditoria Militar do DF. A acusação era de incidência nos crimes militares de incitamento e de criticar publicamente ato de superiores.

Defesa da categoria

Janio participou de uma assembleia realizada na Praça do Relógio em Taguatinga, no dia 17/12/2015. A assembleia foi organizada por policiais militares e bombeiros em busca de melhorias, tanto para os militares ativos, quanto para os inativos.

Amparo na lei

A extinção da punição foi amparada pela Lei 13.293/2016, que anistiou policiais e bombeiros militares acusados de participação em movimentos políticos de caráter reivindicatórios por melhorias de vencimentos e condições de trabalho.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna Entorno – 13 de julho
Próximo artigoColuna On´s e Off´s – 16 de julho
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code