Coluna On´s e Off´s – 18 de julho

Por Sandro Gianelli

Fora da disputa

O presidente do PR-DF, Salvador Bispo, divulgou uma nota lamentando a decisão do ex-deputado federal Jofran Frejat em não concorrer mais ao Governo do Distrito Federal. A justificativa foi às dificuldades na composição da Chapa Majoritária.

Imposição

Os rumores de que Frejat vinha sofrendo com imposições por parte dos aliados foram confirmados pelo presidente que afirma: “E nesse novo quadro, sem imposições de qualquer ordem, espera poder contar com a valiosa contribuição de Frejat ao Distrito Federal”.

Toma lá…

Na prática, Frejat não aceitou interferências dos aliados. Troca de apoio por espaço no governo também foram recusadas. A indicação do vice-governador foi um dos maiores empecilhos para sua permanência. Dois grupos vinham disputando a indicação e Frejat queria escolher seu próprio vice.

… dá cá

Frejat deixou claro que faz parte de um tipo de perfil político cada vez mais escasso. O ex-deputado federal mostrou em ações que não esta disposto a fazer tudo pelo poder. O recado é que aqueles que querem tocar um projeto para resgatar o DF serão bem-vindos, mas se a aliança for fechada em troca do parcelamento do Estado, ele prefere se ausentar.

União

A saída de Frejat da disputa pelo comando do DF serviu para unir dois grupos políticos que até então estavam separados. Os remanescentes do grupo que tinha Jofran Frejat como postulante ao GDF e o grupo que tinha Izalci, Rogério Rosso e Cristovam Buarque. Até então o cabeça seria Izalci, mas nos últimos dias Rosso entrou na disputa.

Composição

Membros dos partidos que formam as duas chapas se reuniram na terça-feira (17) em busca de uma composição que una os dois grupos em torno de um único nome. Três presidentes de partido entraram na disputa: Fraga (DEM), Rogério Rosso (PSD) e Izalci (PSDB).

Nova chapa

É esperado para hoje (18) o anuncio de uma chapa majoritária que una os dois grupos políticos. Se houver um consenso a nova composição terá o maior tempo de televisão das eleições de 2018 no DF.

Tempo de TV

O MDB comandado pelo ex vice-governador Tadeu Filippelli é o segundo com maior tempo de TV. O PSDB de Izalci Lucas é o terceiro. Já o PP de Roney Nemer é o quarto, mas esta na cota de Filippelli. O PSD de Rogério Rosso é o quinto. O PR de Frejat e Arruda é o sétimo. O Democratas de Alberto Fraga é o nono. E o PRB de Wanderley Tavares é o décimo partido com o maior tempo de TV.

Prejudicado 1

A nominata do PR para deputado distrital foi a mais prejudicada com a desistência de Frejat. Os pré-candidatos a deputado distrital contavam com o voto de legenda para ajudar a garantir mais cadeiras na Câmara Legislativa. Ainda tem os pré-candidatos que saindo pelo partido, tinham a esperança de fazer parte do governo e podem desistir e complicar ainda mais a legenda.

Prejudicado 2

O PR conta com três deputados distritais: Sandra Faraj, Agaciel Maia e Bispo Renato Andrade. Outros nomes, testados na urna, estão na casa dos 10 mil votos. O partido terá grande dificuldade para conseguir outro partido que aceite formar uma coligação.

Volta Frejat

A saída de Frejat tirou interferências de grupos antigos. Nos próximos dias teremos a definição dos rumos desses partidos. Não duvidem se os dois grupos se unirem e convencerem o ex-secretário de Saúde a concorrer com o apoio de todos e sem interferências, ou seja, com o comando total de suas ações.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna Entorno – 18 de julho
Próximo artigoColuna Entorno – 19 de julho
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code