Coluna On´s e Off´s – 20 de julho

Por Sandro Gianelli

Fora Frejat

A notícia de que o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal, Jofran Frejat, teria desistido da sua candidatura ao Palácio do Buriti é velha. A quebra de braço entre Frejat e Arruda e a sua insistência em escolher seu próprio vice-governador também já é notícia antiga.

Volta Frejat

Agora a notícia de que Jofran Frejat está reavaliando, repensando, essa também não é tão nova. Até porque virou moda o tal do “Fora Frejat”, “Volta Frejat”. Pois bem. A chama de que o ex-deputado federal volte atrás e finalmente bata o martelo rumo ao GDF esta mais acesa do que nunca.

Carta branca

Frejat deverá ter as bênçãos do presidente nacional do PR, Valdemar Costa Neto. Frejat também deverá ter as bênçãos dos aliados e carta branca para escolher seu vice-governador.

No canto

Agora o que mais chamou a atenção é que os aliados de primeira ordem, talvez tenham seus espaços reduzidos para a vinda de outros partidos. Uma vertente garante que o vice de Frejat vira do grupo de Izalci Lucas (PSDB). E que os pré-candidatos ao senado também virão de lá.

Fora Fraga

O deputado federal Alberto Fraga, que é presidente do Democratas e até pouco tempo era pré-candidato ao GDF, abriu mão de sua candidatura para apoiar Frejat. Nas novas tratativas, não se assustem se Fraga ficar de fora.

Prejudicado

Se isso se comprovar – lembrando que tudo está mudando muito rápido e até a publicação dessa Coluna nem sei se Frejat sai, ou se Frejat fica – mas se atentem, pois o maior prejudicado será Fraga, que pontuava muito bem nas intenções de voto para o Governo do Distrito Federal.

Comício

No inicio da noite de quarta-feira (18), um grupo de simpatizantes, se reuniram em frente a casa do ex-secretário de saúde do DF. Frejat ocupou a pasta por 4 vezes. Se fosse jogar de futebol já teria direito a música no Fantástico. Mas voltando ao fato, a manifestação popular, acabou virando um grande comício, claro, ninguém pediu votos.

Estrategista

Esta Coluna sempre chamou atenção para Rogério Rosso. Vamos relembrar! Poucos acreditavam que ele seria o segundo mais votado nas eleições de 2014. Poucos políticos do DF foram líder de partido na Câmara e Rosso foi dois anos seguidos. Além de concorrer a presidência da Câmara por duas vezes e bater na trave, sem contar o destaque nacional, alcançado no impeachment da Dilma.

Dedo dele

Os últimos acontecimentos no meio político, desde o “Sai Frejat”, “Volta Frejat” e a disposição de Rosso em concorrer ao Palácio do Buriti, passando pela aliança nacional do PSD com o PSDB e a aproximação do grupo liderado por Izalci, com os remanescente de Frejat, tudo isso, tem o dedo de Rosso.

Vale tudo

Não duvidem se der tudo errado e nada do que foi escrito aqui acontecer. Mas também não duvidem se Frejat voltar com Izalci ou Eliana na vice-governadoria. Com Fraga ou sem Fraga ao senado. Com Cristovam ou com Rosso ao senado. Não duvidem se tudo rachar, nem se todos se unirem.

Nuvem

A Coluna On´s e Off´s aposta em nada, mas também aposta em tudo. Tem um ditado antigo de Magalhães Pinto, que afirma que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”. A máxima, nesse caso, vale para todos os lados. Do grupo de Frejat, à Izalci, chegando até o da Eliana.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorColuna On´s e Off´s – 19 de julho
Próximo artigoColuna Entorno – 20 de julho
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code