Coluna On´s e Off´s – 23 de julho

Por Sandro Gianelli

Eleições 2018

Os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal começam a ser oficializados. Quem saiu na frente foi o Partido Novo, que oficializou a candidatura do empresário Alexandre Guerra. O candidato a vice-governador é o médico Erickson Blun. A convenção da sigla aconteceu na sexta-feira (20).

Majoritária

Para o senado o nome do advogado Paulo Roque foi confirmado. Apesar de nestas eleições o eleitor poder votar em dois candidatos ao senado, o novo lançará apenas um candidato. Paulo terá como suplentes o funcionário público Fidelis Fantin e o dentista Cesar Olesk.

Oficializada

Outros cinco partidos oficializaram mais uma candidatura rumo ao Palácio do Buriti. Pros, PTB, PMN, PTC e Patriotas realizaram sua convenção no sábado (21) e confirmaram o nome de Eliana Pedrosa como cabeça de chapa rumo ao GDF. Alírio Neto será o vice-governador.

Quatro mãos

Eliana e Alírio garantem que irão governar juntos. O discurso de ambos teve foco neste ponto. A convenção teve a presença do presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior. “Aqui não tem puxada de tapete. Vamos governar a quatro mãos, eu e Alírio, não tem distinção”, disse Eliana Pedrosa.

Martelo batido

Eliana e Alírio saem na frente e demonstram que a coligação é séria. Nos últimos dias, convivemos com incertas relacionadas aos pré-candidatos ao GDF. Eliana e Alírio oficializam sua coligação e demonstram que o projeto não terá volta. A dupla afasta as especulações de que poderia haver qualquer desistência.

Rachada

A chapa chamada de terceira via rachou na última semana. Até o momento o nome do grupo era do deputado federal Izalci Lucas (PSDB). Segundo o senador Cristovam Buarque (PPS), a decisão de trocar de nome foi interna, ao perceber as disputas internas do PSDB na justiça, esse foi o ponto principal do enfraquecimento de Izalci.

Indefinido 1

O novo nome apresentado pelo grupo foi do deputado federal Rogério Rosso (PSD). Cristovam entende que a terceira via se fortalece com Rosso pela sua capacidade de aglutinação de partidos e aliados. Até o momento Izalci não abriu mão de sua candidatura e Rosso ainda não oficializou sua candidatura.

Indefinido 2

Rosso convidou o ex-deputado federal Jofran Frejat (PR) para se unir a terceira via. O convite partiu por conta da incerteza de Frejat disputar o governo. Frejat desistiu da candidatura por entender que não teria liberdade para formar sua chapa e nem para governar.

Indefinido 3

É aguardada a confirmação por parte de Frejat, que deixou em aberto a possibilidade de voltar atrás e oficializar sua candidatura. A volta é cercada por diversas incertezas. Os partidos que se aliaram ao PR não possuem certeza de que Frejat voltará e nem se permanecerá unido aos mesmos partidos.

Indefinido 4

A data limite para o registro de candidaturas é o dia 5 de agosto. Até lá muitas idas e vindas devem surpreender os eleitores. Os partidos estão em busca das melhores coligações para garantir a eleição de seus quadros e também da melhor aposta para o governo do Distrito Federal.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVídeo | Conectado ao Poder – 21/07/2018
Próximo artigoColuna Entorno – 23 de julho
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code