Comunicação Governamental: Ter ou não ter?

comunicação governamentalEm sua maioria, os prefeitos eleitos em 2012 encontraram prefeituras falidas e sucateadas, com salários atrasados, dividas, falta de estrutura básica como móveis, computadores e carros sem condições de uso. Uma irresponsabilidade tremenda por parte de quem saiu.

Outra característica comum dos prefeitos é a de não valorizar sua Comunicação Governamental. A maioria das prefeituras estão com organogramas novos e elaborados pelos novos prefeitos, e sequer tem uma Secretária de Comunicação, no máximo tem uma assessoria de comunicação.

Ora, isso é um grande erro. Na iniciativa privada circula um comentário que a maioria das pessoas já devem ter ouvido: “A propaganda é a alma do negocio”. Durante as eleições, tudo é propaganda, mas, no governo a coisa fica diferente.
Todo governo deve investir num planejamento de marketing com boas definições para sua comunicação, publicidade e propaganda.

Não tenha duvida de que em momentos de crise, o melhor investimento é a comunicação.

A comunicação será necessária para explicar aos servidores municipais e aos eleitores a verdadeira situação encontrada na prefeitura, bem como as soluções que serão apresentadas para solucionar os problemas. Por isso é necessário uma estratégia bem elaborada para gerir a informação e se comunicar bem, para que todos entendam o que está acontecendo na prefeitura e aquilo que a prefeitura vai fazer pela recuperação da cidade. Lembre-se que comunicação não o que você diz e sim o que o outro entende.

Qualquer político que pretende ter uma carreira pública e não apenas 1 ou 2 mandatos, tem que investir numa comunicação governamental permanente. É preciso se comunicar sempre, para manter a população bem informada e contra atacar as noticias criadas pela oposição.

Por Sandro Gianelli

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoverno Hildo fecha o cerco a Geraldo Messias
Próximo artigoPrincípios de estratégia política (II)
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code