Congresso em Foco 2019 traz os novos nomes do Parlamento brasileiro

Por Érica Ianuck

Senador Major Olímpio aparece na primeira colocação de duas categorias: “Melhor Senador” e “Clima & Sustentabilidade”.

Na noite desta quinta-feira (19) serão anunciados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019 em uma cerimônia em Brasília. Muitas mudanças em relação à premiação do ano passado. Alguns parlamentares migraram para o executivo ou simplesmente não conseguiram continuar no legislativo.

Parlamentares de primeiro mandato em suas respectivas casas se destacaram na votação pela Internet. O período para a participação popular se encerrou no dia 31 de agosto, e foi auditada externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Ainda constam os escolhidos por jornalistas, em votação feita por meio digital entre profissionais de imprensa credenciados que cobrem o Congresso por veículos de comunicação, e um júri, em votação feita por um grupo de profissionais que, por dever de ofício, conhecem de perto a atuação parlamentar. Participam do grupo cinco pessoas, que representam os segmentos acadêmico, empresarial e sindical, o terceiro setor e o Congresso em Foco.

Os pré-requisitos para participar do Prêmio foram: parlamentares que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no ano legislativo de 2019 e que não respondem a investigações criminais na Justiça.

As categorias foram divididas em cinco: melhores deputados e melhores senadores – escolhidos pela internet, pelo júri e por jornalistas; clima e sustentabilidade, promovida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) – escolhidos pela internet e pelo júri; apoio ao empreendedorismo – escolhidos pela internet e pelo júri; e valorização dos Bancos Públicos, patrocinada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) – escolhidos pela internet e pelo júri.

PSL e o NOVO mostraram força nas parciais com nomes como do senador Major Olímpio (PSL-SP), deputada Bia Kicis(PSL-DF), Carla Zambelli(PSL-SP)e Marcel Van Hattem (NOVO-RS). O senador Álvaro Dias (PODEMOS-PR) também se destacou na categoria Melhor Senador.

O resultado da 12ª edição do Prêmio Congresso Em Foco sairá na quinta-feira. A finalidade do prêmio é distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e fazer com que a sociedade possa acompanhar os representantes no Parlamento. Assim, o trabalho dos deputados federais e senadores serão destacados positivamente no exercício do mandato, e a iniciativa busca também valorizar os bons exemplos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code