Conselho de Transparência elege presidente

foto_09042015084956Jovita José Rosa, do Instituto de Fiscalização e Controle, é a presidente do Conselho de Transparência e Controle Social do DF. A vice-presidência ficou com a representante do Conselho Regional de Contabilidade, Sandra Maria Batista. A eleição ocorreu ontem (8) na primeira reunião do colegiado, em uma sala cedida pela Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização, no anexo do Palácio do Buriti.

“Queremos transparência dos gastos do governo, mas também precisamos desenvolver um trabalho capaz de despertar no cidadão o interesse e o cuidado da coisa pública”, disse a presidente. Jovita espera que o trabalho do grupo contribua para que a sociedade saiba como o dinheiro arrecadado com os impostos estão sendo investidos. Garantir clareza e objetividade das informações é uma das preocupações da vice-presidente do colegiado. “Não basta divulgar os gastos”, alertou Sandra Batista. “As pessoas precisam entender as informações, que devem ser verdadeiramente úteis.”

O colegiado é formado por 17 pessoas. Treze conselheiros estavam na reunião, cujo quórum mínimo é de dez integrantes. A presidente recebeu oito votos, a vice-presidente, três, e o terceiro candidato, conselheiro Aldemir Domicio da Silva, representante da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, teve dois votos. O controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda, explicou: “Os conselheiros têm o poder de requisitar a presença de autoridades e a apresentação de documentos quando necessário”.

Fonte: Jornal Alô Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!