Contra: Aumento salarial de Ministros une situação e oposição no Congresso

Por Sandro Gianelli

União

Situação e oposição se unem no Congresso Nacional contra o aumento salarial de 16% para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A argumentação é que a medida terá efeito cascata sobre salários dos servidores e um aumento na despesa de aproximadamente R$ 4 bilhões por ano.

Efeito cascata

Uma das justificativas dos parlamentares é que quase seis mil servidores do Executivo ganham acima do teto. Por conta disso, parte da remuneração é cortada pelo chamado abate-teto . Com o aumento, o efeito cascata chegara em todos os níveis: federal, estadual e municipal.


Processo eleitoral limpo

O candidato a Presidência da República, João Amoedo (Novo), tem atacado o PT e o ex-presidente Lula. “Quem tem histórico de malícia e de enganar a justiça é o PT. E o partido continua tentando enganar o povo ao apresentar Lula como candidato. Impedir que o brasileiro seja enganado é compromisso com a verdade”, disse.


ArenaPlex é aprovado

Os deputados distritais aprovaram o projeto que flexibiliza o uso da área chamada de “ArenaPlex”. O termo inclui o estádio Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson, o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, além de um bulevar que será construído na região.

Carência

O projeto garante a concessão do espaço para a iniciativa privada por 35 anos. Durante os cinco primeiros anos não haverá nenhum retorno para o DF. Quem vencer o processo terá que construir um bulevar, por conta disso terá carência de cinco anos. Após esse período haverá um repasse de R$ 5 milhões anuais ao setor público, além de 5% do faturamento líquido excedente.

Preservado 1

A deputada distrital Luzia de Paula (PSB) conseguiu aprovar uma emenda de sua autoria ao projeto de lei que cria o ArenaPlex, preservando o Cine Drive-in de Brasília. Recentemente, o espaço foi declarado Patrimônio Cultural do DF pela Lei nº 6.055/2017, de autoria da parlamentar.

Preservado 2

Luzia mais um vez defende a cultura garantindo a preservação do último Cine Drive-In da América Latina. Luzia argumentou que a emenda por ela apresentada objetiva assegurar o funcionamento regular do Cine Drive-In, cujo projeto de tombamento contou com o apoio da população brasiliense, tendo sido inclusive objeto de um abaixo-assinado organizado pelo movimento Urbanistas por Brasília.


Chamado

Júlio Miragaya (PT), candidato ao GDF, afirmou que o PT tem história e tradição. “Representamos bem o povo brasileiro. Nós somos um partido de chegada que costuma sempre avançar e crescer! Você também é parte da nossa história que é feita por cada um que compartilha, comunica e se envolve na nossa campanha. Vem com a gente, vamos juntos crescer por um DF melhor”, finalizou.


Processo de improbidade

O desembargador Sergio Rocha, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, determinou a suspensão dos efeitos da ação de improbidade administrativa contra o deputado distrital Rafael Prudente (MDB), que agora pode ficar tranquilo e fazer sua campanha de reeleição sem se preocupar com a Justiça.

Tá falado

Rafael Prudente votou favorável à aprovação do projeto de Lei que concede incentivos as empresas que contratem trabalhadores com mais de 50 anos de idade. “A presente ação de improbidade administrativa implica em ingerência indevida na atividade legislativa, em ofensa ao princípio da separação dos poderes”, disse o desembargador Sergio Rocha.


* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code