Controladoria prepara aplicativo para dar mais transparência a gastos e ações do GDF

controladoria-prepara-aplicativo-para-dar-mais-transparencia-a-gastos-e-acoes-do-gdfSalários dos servidores, escalas de plantão dos médicos da rede púbica de saúde, gastos com diárias, passagens e outras informações poderão ser acessadas por smartphones e tablets ou em notebooks e computadores de mesa.

A partir de junho, a população do Distrito Federal poderá acompanhar as ações do governo pelo celular. Com base nas principais demandas do Portal da Transparência do governo, a CGDF (Controladoria-Geral do DF) criou um aplicativo gratuito de celular, que será lançado em junho. A ferramenta está pronta, aguardando somente a apresentação oficial ao governador.

Salários dos servidores, escalas de plantão dos médicos da rede púbica de saúde, gastos com diárias, passagens e outras informações poderão ser acessadas por smartphones, tablets e em computadores comuns. A iniciativa partiu do subsecretário de Transparência e Gestão da Informação, Rondon de Andrade, da CGDF.

“Como existem mais pessoas acessando a internet por dispositivos móveis, a ideia é ampliar o acesso aos dados do Portal da Transparência, com mobilidade, com facilidade na compreensão dos dados e com a praticidade no uso, para que o cidadão tenha na palma da sua mão a informação dos gastos do governo com empresas, pessoas e outras informações relevantes como as escalas da saúde, saber quando o médico de determinada especialidade estará atendendo no hospital e quem irá atendê-lo”, destacou Rondon.

Aplicativo mostra gastos por administração regional, por exemploDivulgação 

O aplicativo, que ainda não recebeu nome, conterá dados dos órgãos mais procurados pelo cidadão no Portal da Transparência do GDF. O ícone funcionará como uma versão do site, só que ampliado para dispositivos móveis. Dados do programa Morar Bem da Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal e do Pró-DF) e da SDE (Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável) também serão incluídos no aplicativo.

Conectividade

De acordo com o órgão, o acesso direto ao dado será obtido com dois ou três cliques, enquanto no portal essa consulta consumiria o dobro de toques e de tempo. Outra vantagem é que a ferramenta poderá ser acessada de qualquer lugar via internet. “O aplicativo poderá ser utilizado em totens na rodoviária do Plano Piloto e em outras áreas de grande movimento. O aplicativo do portal foi priorizado porque, atualmente, as pessoas acessam a internet mais através de smartphones do que por computadores”, lembrou o subsecretário.

Custo

Segundo a Controladoria, a ferramenta começou a ser desenvolvida em março pela equipe da Subsecretaria, sem nenhum custo, e terá a inclusão de itens de acordo com a demanda de procura da população. Além da agilidade, a ferramenta servirá também para atrair o cidadão que não está acostumado a acompanhar as ações do governo.

Opinião

A aposentada Maria Luisa Medeiros não acredita no controle do governo por meio do aplicativo, mas aprova a iniciativa. “ Perdemos a confiança, mas isso ajuda um pouco. Sempre há corrupção”, lamenta.

“O aplicativo ajuda muito. Quanto mais transparência, melhor. No celular se torna mais fácil, as pessoas estão conectadas o tempo todo”, afirmou a advogada Flávia de Sousa.

Vitoriana Santos é fiscal de caixa em um supermercado. Ela deixa transparecer a sua total insatisfação em relação aos governos. “Vamos ver se funciona mesmo. Muitas vezes começam a fazer alguma coisa pelo povo e param, e as vezes é tudo faixada. Só para enganar mesmo”, reclama.

Fonte: Fato Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code