Cúpula das Américas reúne Obama, Dilma, Raúl Castro e Maduro no Panamá

Captura-de-Tela-2015-04-09-às-19.49.01A 7ª Cúpula das Américas, que acontece nesta sexta e sábado na Cidade do Panamá, é a primeira com a participação dos chefes de Estado de todos os 35 países das Américas e do Caribe – incluindo Cuba, que estreia no evento. A temática deste ano é “Prosperidade com Igualdade”, e o centro do encontro será o presidente dos EUA, Barack Obama.

Esta é a primeira vez que EUA e Cuba estarão frente a frente na cúpula. Obama e Raúl Castro vão se encontrar para afinar termos do acordo bilateral entre os dois países. Em outro momento, os EUA “enfrentarão” a Venezuela de Nicolás Maduro, que deve pedir o fim das  sanções impostas recentemente ao país por Obama. Contra Maduro, uma carta de 21 presidentes pedem a libertação dos presos políticos e o respeito à independência dos três poderes na Venezuela.

Obama também conversará com o Brasil. A presidente Dilma deve anunciar a intenção de visitar os EUA ainda neste ano. Em 2013, a presidente cancelou uma visita ao país após as denúncias de espionagem da Agência Nacional de Segurança norte-americana contra o governo brasileiro. No final, será divulgado um documento conjunto sobre educação, saúde, energia, meio ambiente, migração, segurança, participação cidadã, governabilidade democrática e cooperação.

Fonte: Metro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!