Da oposição à situação: Deputado Ronaldo Fonseca assume ministério e deixa o Podemos



Por Sandro Gianelli

Deputado Federal Ronaldo Fonseca (Sem partido) / Reprodução da internet
Deputado Federal Ronaldo Fonseca (Sem partido) / Reprodução da internet

Confusão armada

O deputado federal Ronaldo Fonseca, agora sem partido, não brinca em serviço. Ronaldo destronou a pré-candidata ao Governo do Distrito Federal Eliana Pedrosa, que trocou o Podemos pelo Pros. Nos bastidores era dado como certa a saída de Ronaldo do cenário político. Pelo menos nas eleições de 2018 Ronaldo não concorreria.

Ronaldo sim…

A ausência de Ronaldo nas urnas passa a ser oficial, pelo menos sem chances de recaída por parte de Ronaldo, que assumiu o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Vários fatores chamam a atenção dessa nomeação. Até pouco tempo o parlamentar era um ferrenho critico do Governo Temer e hoje incorpora o alto escalão de seu governo.

Senador Alvaro Dias (Podemos) / Reprodução da internet
Senador Alvaro Dias (Podemos) / Reprodução da internet

…Podemos não

O Podemos não está na base do Governo Temer e é um dos partidos que terá candidatura própria nas eleições de outubro. O pré-candidato é o Senador Álvaro Dias. A situação do deputado Ronaldo Fonseca não poderia ser diferente e o partido, amigavelmente, solicitou seu desligamento de seus quadros.

Troca-troca

Ronaldo e Eliana trocaram de siglas. Eliana foi para o Pros e Ronaldo para o Podemos. Ambos em busca de controle das siglas para a realização de seus projetos pessoais. Mesmo saindo do Podemos, Ronaldo manteve seus principais aliados na sigla e terá papel fundamental na disputa de uma vaga na Câmara Federal com a candidatura do Professor Marcos Pacco, que deve herdar seus votos.

Fora da disputa

A Justiça do Distrito Federal manteve a condenação de Rafael Barbosa, ex-secretário de Saúde do Governo Agnelo. A decisão tira Rafael das eleições de 2018. Sua intenção era concorrer a uma vaga na Câmara Legislativa. O ex-secretário fica proibido de ocupar cargos públicos e terá que ressarcir os cofres públicos.

Sem previsão

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DF) aprovou o novo projeto de reconstrução do viaduto sobre a Galeria dos Estados. O espaço completará 4 meses desde o desabamento. As obras continuam sem data prevista para serem iniciadas.

Voto útil

O Cientista Político Rócio Barreto fez uma alerta para os eleitores. “O voto útil é quando você deixa de votar no candidato que acredita, e vota em um que não acredita, para impedir a vitória de um candidato que você julga ser pior”. Para Rócio, esse voto pode ajudar a eleger corruptos.

122 milhões perdidos

O deputado distrital e pré-candidato ao Senado Wasny de Roure (PT) fez um alerta em relação ao Fundo Constitucional durante reunião com dirigentes do Sinpol-DF. “O grande entrave do Fundo é que não se transfere o saldo não liquidado de um ano para o ano subsequente. Com isso, só nos últimos três anos do Governo Rollemberg, foram perdidos quase 122 milhões de reais; uma média de 50 milhões por ano.”

Unidos

A prisão do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) coloca tucanos e petistas em condições parecidas, pelo menos no que diz respeito ao escândalo conhecido como Mensalão. Um ocorreu em nível estadual e o outro em nível nacional. Azeredo foi condenado a 20 anos e um mês por peculato e lavagem de dinheiro.

Adiada 1

A crise gerada pela greve nacional dos caminhoneiros fez com que a organização da Campus Party Brasília adiasse a data do evento. O principal motivo foi que os caminhões com os materiais de produção para a montagem do evento não conseguirão chegar em tempo hábil para a realização do evento.

Adiada 2

Além disso, a organização está preocupada com a impossibilidade de chegada de palestrantes e campuseiros de outros Estados. A nova data da Campus Party será entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code