Datafolha: Segunda vaga ao Senado tem empate técnico triplo

Por Sandro Gianelli

Cristovam Buarque, primeiro colocado

Pesquisa Datafolha

O instituto Datafolha realizou pesquisa para avaliar as intenções de voto para a disputa ao Senado no Distrito Federal. O levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira (22). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cristovam lidera

Cristovam Buarque (PPS) é o primeiro colocado com 27% das intenções de voto. Leila do Vôlei (PSB) é a segunda com 19%. Chico Leite (Rede) e Izalci Lucas (PSDB) estão empatados com 17%. Wasny (PT) tem 11%, Fadi Faraj tem 6%, Professora Amábile (PR) ficou com 5%.

Leila do Vôlei, segunda colocada

Novatos empatados

Brigadeiro Átila Maia (PRTB), Juiz Everardo Ribeiro (PMN) e Helio Queiroz (PP) aparecem com 3%. Robson (PSTU), Paulo Roque (Novo), João Pedro Ferraz (PPL), Fernando Marques (SD), Marcelo (PT) e Chico Sant’Anna (PSOL) estão com 2%. Seguidos de Danilo Matoso (PCO) e Marivaldo Pereira (PSOL) com 1% cada.

Indefinido

Walisson Nascimento (PTB) não pontuou. As menções de branco, nulo e nenhum para a primeira vaga somam 20% e para a segunda vaga ao Senado somam 30%. Os que declararam não saber em quem votar para a primeira vaga chegam a 10%, em relação a segunda vaga são 17%.

Primeiro levantamento

A pesquisa é o primeiro levantamento do Datafolha realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral e foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Dados da pesquisa

O Datafolha ouviu 919 eleitores de todas as regiões do Distrito Federal com 16 anos ou mais e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE: DF-07735/2018 e no TSE: BR-04023/2018.

Defesas definidas

O deputado federal Marcos Pacco (Podemos) mal assumiu o mandato na Câmara dos Deputados e partiu em defesa de três bandeiras de repercussão nacional e social: a Lei Geral dos Concursos, a Legalização da Profissão de Coach e a Inserção do Direito Constitucional e da Inteligência Emocional na grade curricular das escolas. 

Apoio oficializado

O ex-governador Paulo Octavio já decidiu os candidatos majoritários que apoiará. Paulo declarou apoio a candidatura de Fraga (DEM) ao Governo do Distrito Federal e as candidaturas de Izalci Lucas (PSDB) e Hélio Queiroz (PP) ao Senado.

Regularização

Wasny (PT) esteve com o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira, para tratar da aplicação e atualização da Lei de Regularização dos Templos Religiosos e entidades assistenciais no DF.

Vetado

O GDF vetou algumas emendas à LDO e reencaminhará uma nova proposta em novembro, que visa reestruturar o quantitativo dentro da realidade e necessidade da administração pública do DF. Para o GDF, as emendas propostas pela Câmara Legislativa caso fossem acatadas provocariam um aumento de R$ 2,3 bilhões no orçamento para pagamento de pessoal.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code