Desemprego no DF cai pelo quinto mês consecutivo

Pelo quinto mês consecutivo o desemprego no Distrito Federal apresentou queda. Em agosto houve uma redução de 0,8 ponto percentual em relação a julho. Os números representam 14 mil desempregados a menos de um mês para o outro.

As informações constam da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feira (27) pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Os dados foram apresentados na sede da Secretaria Adjunta do Trabalho, no Setor Comercial Sul.

Segundo os setores de atividade econômica analisados, cresceram o comércio (2,6%) e a construção civil (3,5%). Nos serviços (-0,3%) e na indústria de transformação (-2,0%), constataram-se relativa estabilidade, e a administração pública, por sua vez, aumentou 3,3%. Ainda de acordo com o balanço, a quantidade de carteiras assinadas subiu 2,2%, e a de autônomos teve redução de 3,5%.

Para o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, ações prioritárias do governo como o Qualifica Mais Brasília (programa de qualificação gratuito, 100% online, para qualquer cidadão do Distrito Federal melhorar seu currículo) e o Prospera (programa de microcrédito para pequenos empreendedores e produtores rurais para que invistam no próprio negócio) foram de grande relevância para o resultado da pesquisa. “Investimos nossos esforços para aproximar o Estado dos empregadores, o que resultou em novos processos seletivos nas agências do trabalhador, com mão de obra muito melhor qualificada. Além disso, o crescimento e ampliação das pequenas empresas deram um gás na criação de vagas, nossa expectativa é que até o final do ano os resultados serão ainda mais satisfatórios”, diz Jarjour.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!