Determinação e boa política são marcas de Sônia Chaves

Sônia Chaves, prefeita de Novo Gama / Reprodução da internet

A luta pelo povo está no sangue de Sônia Chaves de Freitas Carvalho Nascimento, ou como é popularmente conhecida Professora Sônia. Nascida em Luziânia, a sobrinha hexaneta de Joaquim José da Silva Xavier – o inconfidente de Tiradentes. Gradou-se em pedagogia e administração, pela Faculdade Integrada do Planalto Central (Fiplac). Mas foi na política que fez e faz história.

Sua trajetória política iniciou-se junto com emancipação do município de Novo Gama em 1995. Incentivada por amigos e familiares a, até então professora candidatou-se para vereadora, tornando-se a mais votada com cerca de 510 votos. Mas não parou por ai, logo no seu primeiro ano de mandato, foi eleita presidente da Câmara Municipal. E cumpriu seu mandato com honras pelo trabalho prestado a casa e ao município – determinada a lutar por aquilo que acredita Sônia decidiu voar mais alto.

Em busca de melhorias a professora Sônia alçou voo – deixando para trás paradigmas e enfrentando os desafios. Elegeu-se prefeita do Novo Gama com quase 45% dos votos válidos. Foi como prefeita que a Professora Sônia consolidou seu modo de administrar e conquistou a confiança do eleitorado que a conduziu ao segundo mandato – tornando o seu projeto político de melhoria do município sólido, e reconhecido. Ofertando para o município e população melhoria e dignidade o que tanto se precisava. Foram oito anos como prefeita do Novo Gama de 2000 a 2008 – deixando registrado na história do Novo Gama a sua gestão.

Após deixar a prefeitura, Sônia passou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, foi eleita deputada estadual pelo estado. E de lá buscou melhorias para a região do Entorno do Distrito Federal. Mas seu amor e carinho pela cidade a trouxe de volta depois de oito anos para ocupar novamente a cadeira da prefeitura – sendo eleita pela terceira vez prefeita do município com 58,6% do eleitorado – com a missão de reconstruir e resgatar a autoestima da cidade.

São mais de vinte três anos de trajetória política e a sua maior parte na cidade que lhe acolheu e confiou no seu potencial. Foram inúmeros os projetos que Sônia proporcionou para o município entre eles: a Lei nº 17.937/12 que beneficia obras sociais no município; recuperação asfáltica das ruas do município; investiu em projetos de habitação e infraestrutura; na educação investiu em escolar e em parcerias público-privadas com instituições de ensino superior. Tornando Sônia conhecida por sua boa gestão e compromisso com o povo.

Por Evelin Mendes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code