DF em estado de alerta contra a dengue: 2.403 casos só em 2015



20150423230133410611uEm menos de quatro meses, 2.403 pessoas tiveram dengue no Distrito Federal. O número corresponde a 62,5% do total registrado no ano passado, quando 3.844 pessoas contraíram a doença. Até o último dia 20, quatro pacientes morreram por causa de complicações — em 2014, houve cinco óbitos. A febre chikungunya também preocupa. Até agora, três pessoas ficaram doentes, contra nove no ano passado. Com esses dados, o DF fica em alerta.

Uma pesquisa realizada pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde mostra que o Índice de Infestação Predial (IIP) do DF foi de 1,69%, em março. O estudo permite mapear a quantidade de residências com focos das larvas do mosquito Aedes aegypti. A classificação é satisfatória quando está abaixo de 1%. O alerta ocorre acima de 1% até 3,9%. Depois isso, é risco de surto.

Das 31 regiões administrativas, duas apresentaram perigo de epidemia das duas doenças: Sobradinho 2 e Varjão. Do total, 20 localidades apresentaram estado de alerta, como é o caso do Park Way e do Lago Norte. Os principais depósitos da larva foram encontrados em vasos, frascos, bebedouros, depósitos de obras, cisternas, caixa d’água, latas de lixo e em entulho.

A empregada doméstica Maria Aparecida de Souza, 43 anos, mora no Varjão e contraiu a dengue tipo 3. Ficou internada 15 dias. Ela vive ao lado de um terreno onde são despejados restos de construção. “Já tentei limpar o local, mas as pessoas não respeitam. Sem contar o tanto de objetos com água parada. Hoje, qualquer mosquito me dá medo. Não existe dor maior do que a da dengue”, afirmou.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR
Artigo anteriorProjeto que reduz administrações do DF ‘não corta gastos’, diz Celina Leão
Próximo artigoNão há luz no final das passarelas
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code