DF envia a Minas Gerais 50 mil litros de água doada por brasilienses

19112015121354Nove caminhões com os donativos saíram nesta quinta (19) em direção a Governador Valadares. Pelo menos outros 24 mil litros serão entregues até sábado (21).

Os brasilienses se empenharam para ajudar pessoas afetadas pelo rompimento das barragens de Mariana, em Minas Gerais. Nesta quinta-feira (19), um comboio formado por nove caminhões do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito (Detran) saiu de Brasília levando 50 mil litros de água potável, doados pela população do Distrito Federal. O destino é Governador Valadares, onde os moradores também sofrem com os problemas causados pelo desastre.

Os donativos, arrecadados desde segunda-feira (16), foram entregues em batalhões do Corpo de Bombeiros de todo o DF e em postos da Defesa Civil. Até a última contagem da corporação, no fim dessa quarta (18), havia 74 mil litros de água. Os outros 24 mil deverão ser levados para Governador Valadares até sábado (21).

A campanha chegou ao fim, mas a quantidade de água doada pode superar os 74 mil litros, uma vez que há doações que ainda não puderam ser contabilizadas pelos militares. Os batalhões do Lago Norte e de Samambaia, por exemplo, ainda têm vários galões e garrafas, mesmo após o carregamento dos caminhões.

Mobilização
Nesta manhã (19), o governador Rodrigo Rollemberg participou de uma solenidade de despacho dos donativos para Minas Gerais, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros. Ele agradeceu o empenho dos brasilienses.

“A população de Brasília se mobilizou, manifestando muita solidariedade. Coube ao governo ajudar e conseguir os meios para levar essa água até Governador Valadares. Conversei com os prefeitos das cidades mineiras atingidas, e nossas instituições estão à disposição para ajudar, da maneira que for preciso, as pessoas afetadas por esse desastre.”

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, se surpreendeu com a grande arrecadação em apenas 72 horas. “Tivemos um êxito até acima do esperado. Agradecemos mais uma vez a população e a integração das forças de segurança pública.”

Estiveram presentes na solenidade a secretária interina da Segurança Pública e da Paz Social, Isabel Figueiredo, o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Josias Seabra, o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, e o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim de Sousa.

Agência Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code