Eleição para administrador: tiro no pé ou participação popular



eleição administradorBastidores

O assunto mais comentado no meio político do DF é sem duvida a eleição para administrador regional. E não é por menos, no DF temos 33 regiões administrativas, algumas são maiores do que qualquer uma das prefeituras do entorno, um prato cheio para qualquer político que deseja dar voos mais altos.

Promessa de campanha

Durante a eleição, o governador Rollemberg prometeu eleição para administradores e isto tem criado falsas expectativas, principalmente para os grupos políticos derrotados na eleição. É claro que esta eleição não será nos moldes de uma eleição municipal, afinal, o governador não daria um tiro no pé dando poder aos opositores.

Na ponta

Uma administração é mais do que meramente administrar uma cidade satélite, uma administração é o governo do DF na ponta, conectado diretamente à sociedade, ao morador mais rico e ao mais pobre, aos principais problemas da população; e nenhum governador daria esse poder para pessoas que não são da sua extrema confiança. Corrijo, até poderia delegar este poder a pessoas que não são da sua confiança, ou que não residem na cidade (e conhecem os problemas do dia a dia da comunidade), ou que não tem capacidade de gestão comprovada, reafirmo, até acontece, mas o resultado é quase sempre trágico e não imagino que o governador queira correr este risco.

Regras

Enfim, os comentários e expectativas estão voltados para a forma, as regras e finalmente quando os futuros administradores serão indicados. Imagino que algumas regras devam ser seguidas como:

– ser morador da cidade;

– ser ficha limpa;

– ter qualificação técnica comprovada;

– ter indicação das lideranças comunitárias da cidade;

– ter indicação dos partidos da base do governo Rollemberg;

– e por fim, ser de confiança do governador.

Eliminação

Estas regras, se forem a base desta escolha, como imagino, por si só já eliminaria boa parcela daqueles que sonham em administrar suas cidades. Vamos aguardar as regras oficiais e por fim as indicações que imagino serem feitas nos próximos dias.

Por Sandro Gianelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code