Eleições terão plataforma online de financiamento

urna-eletronicaNestas eleições de 2018, as primeiras realizadas apenas com fundo público de campanha, um grupo de empreendedores criou o Eleitor Presente, a primeira plataforma on-line de financiamento coletivo especializada em campanhas políticas. O lançamento será amanhã, quando os candidatos já poderão se cadastrar, sem pagamento de taxa de adesão. As doações estarão liberadas pelo TSE a partir de 15 de maio.

O valor das doações pode variar entre R$ 30 e R$ 1.064,10, e os repasses deverão ser feitos por débito, crédito ou boleto bancário. A transferência ocorrerá a partir do dia 15 de agosto, quando os pré-candidatos terão a candidatura aprovada pelo TSE. As doações a candidatos impugnados serão devolvidas aos doadores.

Os organizadores da plataforma, todos engenheiros formados pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ressaltam que o Eleitor Presente é apartidário.

“Com partidos acomodados em grandes doações de empresas, será necessário nesse pleito uma nova postura de candidatos e políticos em mobilizar a sua base eleitoral através da internet. Nas eleições gerais de 2010, apenas 5% dos recursos vieram de pessoas físicas”, diz Eric Chiesse, um dos sócios e fundadores.

A receita da plataforma virá de um percentual do valor bruto da arrecadação, descontadas as taxas de manutenção e taxa dos bancos.

Fonte: Época e Negócios

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFake News podem influenciar Eleições de 2018, aponta estudo
Próximo artigoSem Lula, Marina avança e cola em Bolsonaro nas eleições 2018
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!