Em apenas 4 dias, choveu quase metade do previsto para todo o mês no DF

O folião nas ruas no fim de semana precisou aguentar muita chuva nos blocos de pré-carnaval. Até a medição de domingo (4/2), a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Sudoeste registrou acumulado de 103,4 milímetros, o equivalente a 47,5% dos 217,5mm esperados para todo fevereiro. E o mês ainda nem completou uma semana.
Segundo previsão do Inmet para esta segunda-feira (5/2), o tempo continua fechado e chuvoso no Distrito Federal. Há, inclusive, possibilidade de névoa ou nevoeiro ainda nesta manhã em alguns pontos.
Com mais nuvens e chuva, a temperatura despenca. A mínima registrada nesta manhã foi de 16°C, e a máxima não vai passar dos 24°C. A umidade do ar, porém, sobe para níveis extremos: variação de 100% a 60%.
Quem gosta de tempo ensolarado vai ter de esperar: a tendência, de acordo com o Inmet, é de que só pare de chover na segunda ou na terça-feira de carnaval. “O feriado deve começar com chuva. Somente nos dois últimos dias deve haver uma trégua”, avisa o meteorologista Mamedes Luiz Melo.
O tempo chuvoso fez o Inmet acender o sinal de alerta no DF no domingo. “Mas provavelmente esse aviso não continuará hoje”, tranquiliza Melo.

Descoberto tem a maior alta percentual no ano

O bom volume de chuvas ajudou o reservatório do Descoberto a fechar o fim de semana com 47% da capacidade. O valor representa alta de 2,9 pontos percentuais entre o sábado e o domingo (3 e 4/2), a maior desde 25 de dezembro. Assim, a represa está com o nível 15 pontos percentuais acima das expectativas da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
Enquanto isso, o volume da represa Santa Maria estava em 36,7%, apenas 0,7 pontos percentuais acima do valor de referência para fevereiro. O lago será responsável pela maior parte da captação durante a estiagem.
Apesar da melhora nos níveis dos reservatórios, o Governo do Distrito Federal ainda não fala em fim do racionamento.
Fonte: CB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code