Entrevista | “A segurança é a última barreira antes do caos”, diz Coronel Jean

Por Sandro Gianelli

Coronel JeanO Coronel Jean, da PMDF, concedeu entrevista para a Coluna onde conversamos sobre a intervenção no Rio de Janeiro. Jean está na Reserva Remunerada e é Consultor em Segurança, além de ter comandado vários batalhões no DF, foi Administrador Regional de São Sebastião. Confira um resumo das declarações.

Intervenção no Rio

“A segurança é a última barreira antes do caos. Porém, chama atenção como as várias observações de especialistas sequer mencionem os reais problemas que levaram à circunstância presente. Onde estão as outras áreas de Governo? Se o problema é tão somente de segurança, por que as Unidades de Polícia Pacificadoras não foram suficientes para resolvê-lo antes que se chegasse ao colapso?”

Ausência do estado

“Em locais onde não há saneamento, iluminação pública, saúde, educação, transporte, cultura, cuidado com as crianças, em resumo, presença de governo, colocar só Polícia não adianta.”

Domínio do eleitor

“No Rio de Janeiro, no lugar do Estado, foram surgindo elementos à margem da sociedade que dominaram o espaço que deveria ser público. Ao longo do tempo, também se estabeleceu um acordo tácito entre esses donos dos morros e grupos ligados aos processos eleitorais. É simples: quem domina o espaço, domina o voto.”

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

20d2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!