Equipe do SAMU recebe uniformes novos do Governo Municipal

IMG_0091Na manhã desta segunda-feira (17), o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de novos uniformes para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Novo Gama.

A entrega aconteceu no gabinete do Prefeito Everaldo Vidal. Estiveram presentes o Secretário de Governo, Gestão e Projetos, Doutor Delmar Carneiro de Aguiar, representando o Prefeito Everaldo. E os Secretários Municipais de Administração e Finanças Fernanda de Deus; de Saúde Tânia Brandão; de Indústria e Comércio Edir Dias; de Infraestrutura Urbana Warlei Lúcio; e o de Transporte José Pereira (Pastor Zezinho).

Dr. Delmar fez questão de frisar que o atendimento do SAMU é sempre elogiado no município. Ele também agradeceu a presença dos Conselheiros de Saúde e de todos os Secretários Municipais, em especial as Secretárias de Saúde Tânia Brandão e Administração e Finanças Fernanda de Deus pela atuação.
“Quando chega a noite e nós vemos uma viatura da Polícia Militar, dá um medo, pois não sabemos o que vem. Mas quando vemos uma viatura do SAMU ou do Bombeiro nos dá um alívio. Às vezes nem estamos precisando, mesmo assim, sentimos um alívio e isso é importante”, frisou Dr Delmar.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Tânia Brandão, foram entregues 10 uniformes (padrão SAMU) para os condutores, técnicos de enfermagem e socorristas do órgão. Segundo ela, o objetivo é oferecer mais segurança e conforto para os trabalhadores.

O que é o SAMU 192?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Atualmente, o SAMU 192 atende 75% da população brasileira: 149,9 milhões de habitantes, distribuídos em 2921 municípios no território nacional. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 2.965 unidades moveis, sendo 2.382 Unidades de Suporte Básico, 567 Unidades de Suporte Avançado e 217 Motolâncias, 9 Equipes de Embarcação e 7 Equipes Aeromédicas.

Fonte: novogama.go.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!