Experiência fez Frejat abandonar candidatura ao GDF

Por Sandro Gianelli

Velhas parcerias

O secretário nacional do Podemos, Adriano Stefanni, usou suas redes sociais para se posicionar sobre o cenário atual da política no DF. “A pandora esteve sempre sobre os ares de Jofran Frejat e companhia. A associação criminosa com o agravante da continuidade delitiva fez o doutor a essa altura do campeonato recuar”.

Incertezas

Sobre a declaração de Frejat que mais chamou atenção durante o período de sua desistência, Adriano afirmou que “não tem demônio novo, são os que ele estava acostumado a lidar. A experiência e o tempo que lhe resta o fez abandonar o projeto. Condenou os companheiros ou no mínimo os fez refém. De resto Brasília estará novamente a disposição do incerto”.

Beleza e social

A pré-candidata a deputada distrital, Renata d’Aguiar (PP), foi convidada para ser madrinha do Mister DF Universo 2018. Renata é idealizadora do Projeto Reciclando o Futuro, responsável pela realização do concurso Miss Catadora 2018, em que as catadoras produziram as próprias roupas com material reciclável.

Trabalho reconhecido

O convite partiu da coordenadora do Miss Beleza Internacional do DF Juliana Campos, que ressaltou a importância desse tipo de ação. O evento será realizado no dia 10 de agosto no teatro da Unip e contará com a participação de Brícia Helen e Gabriel Corrêa ambos foram participantes do The Voice Brasil.

De olho nas Eleições

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) está de olho nas Eleição de outubro. A última realização do Tribunal foi a elaboração de uma cartilha com orientações sobre a atuação dos agentes públicos no período que antecede as eleições de 2018.

Sem irregularidades

O principal objetivo da cartilha é evitar que agentes públicos, candidatos ou não, pratiquem atos que possam ser considerados irregulares. A elaboração ficou por conta da Secretaria de Macroavaliação da Gestão Pública (SEMAG), com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na legislação eleitoral vigente.

Responsabilidade

A cartilha também detalha os principais entendimentos do Tribunal relacionados ao artigo 42 da LRF. Esse dispositivo proíbe o titular do Poder Executivo de contrair, nos últimos oito meses de mandato, obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro daquela gestão ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja dinheiro em caixa para o custeio.

Maioria, mas…

No DF, as mulheres são maioria, representam 54% da população. Já na política, elas são minoria. Na Câmara Legislativa, dos 24 deputados, apenas 5 são mulheres. Na Câmara Federal é ainda pior, dos 8 parlamentares, apenas uma é mulher. Existe até uma cota de no mínimo 30% de candidatas por partido, mesmo assim, o interesse é pequeno.

Preconceito

As estatísticas mostram que elas mesmo não votam em candidatas mulheres. Toda eleição nos deparamos com várias candidatas que não tiveram nem mesmo o voto delas. A cota é uma ótima iniciativa, mas virou uma espécie de candidatura fake, apenas para cumprir o que a lei exige. 

Na bronca

O Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal (Sinpol-DF) está preocupado com a quantidade de viaturas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que correm o risco de parar por falta de manutenção. Segundo o Sinpol, 40% da frota atual tem mais de dez anos de uso.

Sem contrato

O serviço de manutenção de viaturas está parado pelo vencimento do contrato com a empresa que realizava o serviço. O sindicato denunciou o acumulo de dezenas de veículos na Divisão de Transporte (Ditran). Segundo o sindicato não há qualquer previsão de retorno às delegacias e demais unidades.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComitiva de Caiado visita municípios do Entorno
Próximo artigoHildo do Candango supera a crise com parcerias
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code