FÉ E EVANGELIZAÇÃO: Via Sacra promete surpreender o público na sexta-feira da Paixão

IMG_1356-300x200A 15ª edição da Via Sacra do Novo Gama foi planejada desde novembro de 2014 e cada detalhe recebeu um olhar especial. O público vai dispor de arquibancadas que possibilitam visualizar todo o Morro Santo do Lago Azul. Além disso, haverá telões espalhados para que todos apreciem o espetáculo com duração de 3h15min. Marcado para começar às 16 horas no dia 03 de abril.

Os mais de 400 atores participaram de vários ensaios, realizados três vezes por semana, nos últimos 30 dias. Eles tem idade entre sete a 86 anos e cem desses atores vão representar os anjos. Os organizadores do evento dizem que as roupas e os adereços usadas na Via Sacra remetem com perfeição à época em que Jesus viveu e vão surpreender o público até mesmo com os cenários mais realistas.

O diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Eliel Bruno da Silva Miranda, orientou com dedicação a encenação de cada ator e contou com o apoio de uma equipe de 25 coordenadores para que a comunicação entre o enorme grupo de artistas fosse possível. Ele diz que o público é sempre muito participativo e que a presença, compromisso e amor de cada um são indispensáveis “Muitos se emocionam e até pagam promessas, é um momento realmente único!”, relata.

Eliel diz que não pode comentar alguns detalhes, porque será uma surpresa para o público. Mas pede que todos levem uma vela para o momento da ressurreição e preservem o meio ambiente. “Lá é uma área de preservação, de mata e nascentes. A ideia é sempre preservar esse local, mas futuramente a gente quer tombar todo o morro como Patrimônio Histórico Cultural junto ao IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Vou à Goiânia nesse ano para isso.”, revela.

O empresário, Francisco Alves (37), participa há cerca de 10 anos da Via Sacra do Novo Gama. Nas duas últimas edições do evento ele interpretou Tomé, um dos apóstolos de Jesus. Mas há três semanas estuda para atuar como o Rei Herodes, porque o ator designado para o papel precisou se afastar dos trabalhos por motivos de saúde. Além disso, Francisco participou da equipe de coordenação – trabalho e emoção não faltam para ele!

Francisco diz que é uma grande responsabilidade a encenação da Via Sacra, porque há muita gente que desconhece a história de Cristo. “Hoje as pessoas estão voltadas para uma Páscoa com ovos de chocolate e o que a gente quer mostrar vai além dessas coisas. Contamos toda a história de Jesus e a Via Sacra mostra o verdadeiro sentido da Páscoa.”
PÚBLICO

A organização da Via Sacra de 2015 espera um público de 40 mil pessoas. Em 2014, mais de 37 mil pessoas prestigiaram o espetáculo da encenação do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O evento a céu aberto já é tradição no município do Novo Gama.

A técnica de enfermagem, Denizan Alves de Lemos (50), vai participar da Via Sacra desse ano acompanhada por familiares e de um modo totalmente diferente. Ela tem o intuito de chamar a atenção do público, com camisetas e faixas para conscientizar a população que imprudência e álcool não combinam com o trânsito.

Em agosto de 2014 ela perdeu o filho, Jeudson Davi Alves de Lemos, num trágico acidente de trânsito em uma avenida do Gama. “Vou expressar minha indignação, porque toda a população sofre com a violência”, argumenta. O rapaz de apenas 27 anos foi atingido e arremessado de sua moto a mais de 250 metros por um carro que fugia de uma perseguição policial. O filho de Denizan, que exercia o ofício de bombeiro hidráulico e participava há alguns anos dos trabalhos da Via Sacra, não teve chance de sobreviver e será homenageado com carinho e saudade na sexta-feira da Paixão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code