Fecomércio elabora Plano Diretor de Turismo para ser entregue ao governador de Brasília

p8u8BoTbA Fecomércio elaborou um Plano Diretor de Turismo que será entregue como diretriz de Estado para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta terça-feira (8), às 8h30, na sede da Federação. Entre outros pontos, o plano sugere a revitalização dos principais monumentos de Brasília, investimentos para a captação de eventos de grande porte nacionais e internacionais, reformas nos espaços culturais, além de serviços turísticos de lazer e aventura às margens do lago Paranoá. O documento tem mais de 80 páginas e foi elaborado por uma empresa de consultoria orientada pela Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio.

 O presidente da Federação, Adelmir Santana, explica que o plano aponta para um fortalecimento dos serviços turísticos de Brasília. “Vamos aprimorar algumas iniciativas já existentes e inserir novas políticas públicas que evidenciem Brasília como um destino turístico. O plano prevê áreas revitalizadas, polos de tecnologia, novos espaços que promovam cultura e novas áreas no Lago Paranoá que possam ser exploradas tanto pelo brasiliense quanto pelos turistas”, destaca. Para Adelmir, ao trazer este plano para o DF, a Fecomércio acelera o fortalecimento dos setores de comércio e serviços para o desenvolvimento econômico, social e político da cidade. “A ideia é promover o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais”.

 No processo de elaboração do Plano foram criadas diversas ações estratégicas com envolvimento de especialistas em turismo, marketing e economia, que participaram ativamente da formulação do documento. O presidente da Câmara de Turismo e do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF), Francisco Maia, afirma que o objetivo é utilizar o turismo como elemento gerador de ações para o desenvolvimento de Brasília. “O documento atua na representatividade do setor empresarial do turismo e busca a qualificação de empreendedores e trabalhadores. Nossa iniciativa é, juntamente com o governo, firmar Brasília como referência em destino turístico no Brasil e no mundo”, ressalta Francisco Maia.

 O Plano Diretor de Turismo inclui a necessidade de qualificação de profissionais e trabalhadores, atração de investimentos para o setor, além de incentivo a utilização de tecnologias ambientalmente sustentáveis. O documento tem por objetivo ainda negociar melhorias na infraestrutura turística do Distrito Federal, propiciando acessibilidade, mobilidade e conectividade aos brasilienses e turistas. A constituição da Câmara de Turismo demonstra a articulação da Fecomércio em projetos estratégicos de desenvolvimento definidos no Plano Nacional do Turismo do Governo Federal e do Governo de Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecomércio-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code