Fifa suspende o processo de candidaturas para a Copa do Mundo de 2026

-A entidade afirma que as decisões a respeito da organização do torneio de 2026 serão discutidas durante o próximo comitê executivo.

A Fifa, abalada por uma crise institucional por casos de corrupção, anunciou nesta quarta-feira (10/6) que suspendeu o processo administrativo de candidaturas para a Copa do Mundo de 2026. “Decidimos suspender o processo administrativo de candidaturas para a Copa do Mundo de 2026 em virtude da situação atual”, anunciou a Fifa em um comunicado.

A entidade afirma que as decisões a respeito da organização do torneio de 2026 serão discutidas durante o próximo comitê executivo. “Não me surpreende, é normal”, reagiu imediatamente o presidente da Uefa, Michel Platini, que participou em Paris em um evento para promover a Eurocopa-2016, que será disputada dentro de um ano na França. “Havia um processo para a votação em votar em 2017, mas não há líder na Fifa. Portanto é correto”, completou.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, havia anunciado em março que a sede do Mundial de 2026 seria definida no congresso da entidade em Kuala Lumpur em 2017. No fim de maio, a justiça americana indiciou 14 integrantes da Fifa e executivos de empresas de marketing esportivo, por suspeitas de subornos que chagam a 150 milhões de dólares durante duas décadas.

Sete acusados foram detidos em Zurique e permanecem na Suíça, à espera do julgamento de um pedido de extradição para os Estados Unidos. O escândalo provocou a renúncia do presidente da Fifa, Joseph Blatter, na semana passada, apenas quatro dias depois de ter sido eleito para um quinto mandato no comando da entidade.

Existem muitas suspeitas a respeito do processo de escolha de Rússia e Catar como sedes das Copas de 2018 e 2022. “Se existirem provas de que Catar e Rússia venceram graças apenas a subornos, então poderiam mudar”, afirmou esta semana Domenico Scala, presidente da Comissão de Auditoria da Fifa.

Fonte: superesportes.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!