Fraga cai pra cima e não sai da vida pública, pelo contrário, deve virar Ministro num possível Governo Bolsonaro

Por Sandro Gianelli

Crédito: Ailton de Freitas

CAIU PRA CIMA

O deputado federal Alberto Fraga (DEM) se reinventou rapidinho. Fraga concorreu ao Governo do Distrito Federal em 2018 e foi derrotado no primeiro turno. No dia seguinte anunciou sua saída da vida pública, mas na prática não foi bem isso que aconteceu.

BAGAGEM CHEIA

Na terça-feira (23), o Coronel Fraga foi até o Rio de Janeiro visitar o Capitão Bolsonaro. Na bagagem foram nada mais, nada menos do que 32 parlamentares. Fraga e Bolsonaro são amigos há mais de 37 anos. Ambos foram alunos da Escola de Educação Física do Exército em 1981.

QUEM DIRIA?

Resta a Fraga aguardar uma possível vitória de Bolsonaro no próximo domingo (28) para, a partir de 1º de janeiro, trocar o Congresso Nacional pelo Palácio do Planalto. Fraga afirmou que Bolsonaro deve nomeá-lo como Ministro das Relações Institucionais.

DEVER DE CASA

Fraga que não fez o dever de casa em sua campanha ao GDF. Fará o dever de casa num possível Governo Bolsonaro. Fraga nunca foi amigável para fazer alianças políticas e tudo mais dos manuais da velha política, mas mostrou que de Congresso Nacional ele entende. Atualmente, o Coronel é o presidente da Bancada da Bala, na Câmara. Bolsonaro quase não gosta…

EXPERIÊNCIA NO EXECUTIVO

Bolsonaro mantém sua coerência se cercando de amigos e também de militares. Fraga tem experiência no Executivo, tendo sido o último Secretário de Transportes do DF coadjuvante na política local. A pasta era uma das mais fortes no Governo Arruda.

SAIU ATIRANDO

No DF, Fraga não declarou apoio a nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno. Para Fraga, apoiar a reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não faria sentido e seu eleitor não entenderia, tendo em vista que Fraga sempre se posicionou contra a condução do governo de Rodrigo.

SAIU FERIDO

Fraga entende que o candidato Ibaneis (MDB), ou os seus aliados tenham dado uma forcinha para que a Justiça concluísse os processos que o Coronel responde. Fraga não gostou e a relação entre os dois não tem sido a melhor, ou pior, saiu bastante ferida.

ELE QUEM DISSE

Fraga tem sido um dos principais opositores à candidatura de Ibaneis durante o segundo turno. O parlamentar já usou a Tribuna da Câmara e tem disparado acusações contra Ibaneis. Quem tem gostado é Rollemberg, que vira e meche, usa uma ou outra acusação de Fraga contra Ibaneis.

TODOS NO LUCRO

Tirando Fraga, praticamente todo o time de políticos que faziam parte de sua coligação declararam apoio à Ibaneis. No final das contas, todos saem ganhando. Fraga se torna o abandonado no DF, que se cacifa para o Governo Federal sozinho. E a turma que o acompanhou na campanha embarcam num provável Governo Ibaneis.

COTA GARANTIDA

O deputado federal Luis Miranda, eleito pelo DEM, foi um dos primeiros a declarar apoio a Ibaneis. Miranda é o político mais popular do DF na internet. São quase 3 milhões de seguidores somente no Facebook. Miranda não apenas se elegeu, mas garantiu ao Democratas local a permanência de um parlamentar na Câmara dos Deputados. Feito que garante a presidência de Fraga no comando da sigla.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVídeo | Conectado ao Poder – 20/10/2018
Próximo artigoConvidados do Programa Conectado ao Poder do dia 27 de outubro
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code