Grupo internacional liderado por brasileiro descobre planeta



ESO_MK_descoberta-novo-planeta-por-astronomos-brasileiros_150720150001-300x162Um grupo internacional de astrônomos identificou um planeta parecido com Júpiter, que está orbitando em uma estrela parecida com o Sol, a HIP 11915. O time é liderado pelo brasileiro Jorge Melendez, da Universidade de São Paulo, e usou o telescópio ESO, de 3,6 metros para realizar a descoberta, no Observatório La Silla, no Chile.

A descoberta fez com que cientistas criassem novas esperanças de achar um sistema planetário como o Sistema Solar, já que, além de a HIP 11915 parecer com o Sol, o planeta achado, um exoplaneta, tem uma massa muito parecida com a de Júpiter e uma órbita do mesmo tamanho que a jupiteriana.

A HIP 11915 é similar ao Sol na massa, idade e composição. A química solar é caracterizada pela presença de planetas rochosos ao seu redor, o que leva a crer que existe a possibilidade de novos planetas rochosos também estarem em volta da nova estrela.

Além disto, de acordo com as mais recentes teorias, a estrutura do Sistema Solar foi formada devido à presença de Júpiter e da influência gravitacional dele durante os anos da construção do planeta. Isto significa que achar um “gêmeo” de Júpiter é um marco importante para achar um sistema planetário parecido com o da Terra.

“A busca por uma Terra 2.0 e por um Sistema Solar 2.0 completo é um dos empreendimentos mais animadores da astronomia. Estamos emocionados por fazer parte da pesquisa, que é possível graças ao ESO”, disse Jorge.

Fonte: band.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code