Hemocentro inicia campanha para estimular doação de sangue

hemocentro-brasilia-df-17-08-2015-sheyla-leal-arquivoComeçou nesta segunda-feira e vai até o próximo sábado (28) a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Brasília, a FHB (Fundação Hemocentro de Brasília) vai promover uma extensa programação que inclui shows de música, lanche especial, filmes, teatro, videogames, além de ações de conscientização com o objetivo de incentivar novos voluntários, bem como homenagear os atuais.

A programação também pretende estimular novas doações e, com isso, aumentar o estoque de sangue para o período do Natal e Ano Novo, quando aumenta a demanda. Os organizadores da campanha estimam que, com a campanha sejam realizadas mais de 3000 doações de sangue durante toda semana, garantindo o estoque para o fim do ano.

Doação

No primeiro dia de campanha o Hemocentro obteve um acréscimo de 33,5% de doadores, muito acima do que é esperado nas segundas-feiras, quando o número de doadores é sempre baixo.
Para a Diretora-presidente do Hemocentro, Miriam Daisy Calmon Scaggion  a “Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue é de extrema importância para a divulgação da necessidade de doação de sangue, bem como a conscientização dos que já são doadores, no sentido de se tornarem doadores fidelizados, ou seja, de doarem sangue regularmente. O ideal é que homens doem 4 vezes ao ano e mulheres doem 3 vezes ao ano.”
OMS
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o brasileiro não tem o hábito de doar sangue. segundo aquela instituição, para que seja conseguida  a autossuficiência em hemoderivados é necessário que o número de doações de sangue seja de 3 a 5% da população, enquanto no Brasil esse número é menor que 2%.
Fonte: Fato Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code