Hildo do Candango intensifica trabalhos de prevenção e combate a dengue em Águas Lindas de Goiás

Mesmo com o controle do índice de infestação predial exigido pelo Ministério da Saúde, o município goiano mantém a vigilância e ações efetivas contra o mosquito Aedes aegypti

Os moradores também são conscientizados através de visitas, onde a equipe de prevenção e combate da prefeitura ensina aos moradores como verificar junto as suas famílias e casas se existe algum foco do mosquito dentro da sua residência.

O verão está ai e com ele um alerta. O clima quente e com chuvas durante as tardes é convidativo para muitos, entre eles para o temido mosquito Aedes aegypti. As condições climáticas da estação favorece a proliferação do mosquito, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Para intensificar as medidas de prevenção e combate do Aedes aegypti, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás trabalha diariamente junto com os técnicos da Vigilância Epidemiológica para fortalecer as estratégias de combate ao mosquito. De acordo com a Secretaria de Saúde as equipes trabalham com o propósito de conscientizar a comunidade sobre a necessidade do engajamento de todos os moradores nas ações preventivas contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para envolver a comunidade mais ainda nessa luta, a Secretaria de Saúde trabalha em conjunto com outras pastas, entre elas a Secretaria de Educação, juntas elas conscientizam alunos e comunidade escolar sobre a necessidade de ações de combate e prevenção ao mosquito. Com a informação prática e teórica os alunos se tornam multiplicadores no combate ao temido mosquito da dengue – conscientizando assim familiares, amigos e vizinhança. A ação também envolve o trabalho da equipe da Secretaria de Obras que realizam serviços de limpeza e roçagem nas áreas públicas.

Os moradores também são conscientizados através de visitas, onde a equipe de prevenção e combate da prefeitura ensina aos moradores como verificar junto as suas famílias e casas se existe algum foco do mosquito dentro da sua residência. Para Hildo do Candango, o trabalho que está sendo realizado é uma das mais eficazes no combate ao mosquito. “Conscientizar a população para que tomem medidas no enfrentamento a essas doenças na cidade, é importantíssimo. Ações como cuidar das residências, não jogar lixo e entulhos em lotes vazios são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito. Juntos, podemos vencer essa luta contra o Aedes”, explicou o Prefeito.

Hildo justifica a ação como necessária para combater a proliferação do mosquito. E que é um dever de toda a comunidade está engajada na campanha permanente contra a dengue. “Sabemos que em dias chuvosos há acúmulo de água, seja em objetos, plantas e calhas. E água parada, independentemente se estiver limpa ou suja, é local propício para que o mosquito Aedes aegypti se prolifere. Para que nossas ações sejam eficazes, é importante entender que é um dever nosso evitar o acúmulo de água parada tanto nas residências como em comércios e em locais nas proximidades”, complementou Hildo do Candango.

Principais sintomas:

Dengue

Febre alta, dor no corpo e atrás dos olhos, fraqueza e vômitos.

Zika

Manchas vermelhas na pele, coceira, febre leve, dores musculares ou nas articulações.

Chikungunya

Dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos.

Confira algumas dicas:

 -Elimine os pratos dos vasos de plantas;

 -Não deixe acumular água em recipientes, lonas e brinquedos;

-Mantenha caixas-d’água sempre fechadas com tampas ou telas;

-Não deixe acumular água em pneus, calhas e lajes;

-Conserve os ralos limpos e com tela;

-Deixe sempre limpos os recipientes para alimentar e dar água aos animais;

-Tenha atenção para que bromélias e outras plantas não tenham acúmulo de água;

-Mantenha tratada a água das piscinas e das fontes;

-Ao armazenar água, utilizar recipientes com tampas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code