Ibope: Eliana cai, mas segue líder, Fraga é o segundo, Leila lidera a disputa ao Senado

Por Sandro Gianelli

Eliana Pedrosa, candidata ao GDF, líder nas pesquisas.

Pesquisa Ibope 1

O Ibope realizou o terceiro levantamento para os cargos majoritários do Distrito Federal. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e foi registrada tanto no TRE: DF-07395/2018, quanto no TSE: BR-05259/2018.

Pesquisa Ibope 2

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.204 eleitores de todas as regiões do DF entre os dias 14 e 16 de setembro. O nível de confiança utilizado é de 95%. 0% significa que o candidato não atingiu 1%.

Alberto Fraga, candidato ao GDF, segundo colocado nas pesquisas.

Eliana lidera

A candidata Eliana Pedrosa (Pros) continua liderando com 22% das intenções de voto. Alberto Fraga (DEM) é o segundo com 14%. Seguido de Rodrigo Rollemberg (PSB) com 11%. Rogério Rosso (PSD) tem 10% e Ibaneis (MDB) 9%.

Empate triplo

Miragaya (PT), General Paulo Chagas (PRP) 3% e Alexandre Guerra (Novo) estão empatados com 3% cada. Fátima Sousa (PSOL) e Renan Rosa (PCO) empataram com 1%, Guillen ficou com 0%. Brancos e nulos somam 13% e não sabem são 8%.

Indefinido

A segunda posição esta tecnicamente empatada dentro da margem de erro entre Fraga, Rollemberg (PSB), Rosso (PSD) e Ibaneis. Eliana segue na liderança com uma boa vantagem em relação aos adversários. O levantamento foi estimulado e mostra que pelo menos 5 candidatos estão com possibilidades de irem para o segundo turno.

Disputa acirrada 1

Já a disputa pelas duas vagas para o Senado passou a ser liderada por Leila do Vôlei (PSB) que tem 25% das intenções de voto. O senador Cristovam Buarque (PPS) é o segundo com 20% e o deputado federal Izalci (PSDB) é o terceiro com 19%. Leila, Cristovam e Izalci estão empatados tecnicamente.

Disputa acirrada 2

Os deputados distritais Chico Leite (Rede) e Wasny (PT) seguem empatados com 11% cada. Fadi Faraj (PRP) tem 7%, Marcelo Neves (PT) 4%, Paulo Roque (Novo) 3%. Brigadeiro Átila Maia (PRTB), Chico Sant’Anna (PSOL), Fernando Marques (SD), Helio Queiroz (PP), Juiz Everardo Ribeiro (PMN), Marivaldo Pereira (PSOL) e a Professora Amábile (PR) estão todos empatados com 2% cada.

Leila do Vôlei, líder nas pesquisas ao Senado.

Indecisos

Danilo Matoso (PCO), João Pedro Ferraz (PPL), Robson (PSTU), Romilda Teixeira (PSDB) e Walisson Nascimento (PTB) estão com 1%. Os eleitores que declararam votar em branco, nulo ou em nenhum candidato para a 1ª vaga somam 16%. Em relação a segunda vaga são 23%. Não sabem somam 41%.


Contratação temporária

Comerciantes acreditam que as contratações temporárias durante o Natal e o réveillon serão menores este ano do que na comparação com 2017. A expectativa é sejam criadas  2,9 mil vagas em 2018. Mil vagas a menos do que no mesmo período de 2017.

Mil a menos

Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio apurou que 21,4% dos empresários farão contratações, isso significa que serão abertas 2.930 mil vagas temporárias no DF. No ano passado, na mesma época, o índice era de 31,8%, quando 3,9 mil vagas foram geradas.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code