Justiça Eleitoral: PCO fica fora das eleições 2018 no DF

Por Sandro Gianelli

Rosa candidato ao GDF pelo PCO

PCO fora

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) decidiu que o Partido da Causa Operária (PCO-DF) esta fora das eleições de 2018 no DF. A justificativa é que o partido não prestou todas as contas nos últimos anos. Com a decisão, pelo menos 10 candidatos ficam fora da disputa, o partido vai recorrer. 


Nada a comemorar

A Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, divulgada pela Fecomércio-SP, na segunda-feira (10), trouxe um resultado ruim para o DF. Brasília é a quarta capital do Brasil com o maior índice de endividados e a primeira do Centro-Oeste.

Quarto colocado

O DF tem 731.692 mil famílias endividadas, empatado com a cidade de Natal (RN), ambas com um índice de 79% de endividados. Em primeiro lugar ficou Curitiba (PR), com 91% de famílias endividadas, seguida por Boa Vista (RR), 83%, e Florianópolis (SC), com 80%. 


Pede pra sair

Pelo menos 22 candidatos desistiram de disputar as eleições deste ano no DF. Mais de 1200 candidatos fizeram o registro de candidatura. Nenhum dos candidatos informou o motivo da desistência para o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Líder na baixa

O Avante é o líder de desistências. Três candidatos a deputado distrital abandonaram o pleito, são eles: Arthur Cardoso, Bill Saúde e Isaura Barbosa. O quarto desistente é Tiago, ex-candidato a segundo suplente de senador.

DC é o segundo

O Democracia Cristã (DC) é o segundo partido com mais desistência com três candidatos a deputado federal: Gílson Ferreira, Socorro e Nilson Pires. Nas outras siglas mais dois candidatos desistiram da disputa de deputado federal, três desistências de suplentes de senador e cinco de deputados distritais.

Mais baixas

PSC, PMN e PSD somam duas desistências cada. No PSC, os dois eram candidatos a distrital: Henrique Rodoviário e Igor Bispo. Já no PMN, Lídia Ribeiro concorria a Câmara Legislativa e Isanil à Câmara Federal. No PSD, Dirsomar deixou a disputa à Câmara Legislativa e Mana recuou de ser segunda suplente de senador. 


Candidato preso

O candidato a deputado distrital Raad Júnior (PSDB) foi parado numa blitz na DF-345 e conduzido para a delegacia por porte ilegal de arma de fogo. Raad Jr é filho do ex-deputado Raad Massouh, que assumiu ser o dono da arma. Raad Jr. pagou fiança e foi liberado.


Corrupção

O tema corrupção invadiu as ondas do rádio. A rádio Transamérica Brasília organizará o concurso Fest Rádio 2018 para apoiar a ação de prevenção e combate à corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Prevenção e combate

O concurso de criação publicitária será realizado entre alunos dos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, IESB Centro Universitário e Centro Universitário de Brasília (Uniceub). A ideia é formar duplas, onde os universitários vão criar peças publicitárias direcionadas ao meio rádio com os temas: Prevenção e Combate à Corrupção.


* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEntorno: Ex-prefeito do MDB declara apoio a Caiado
Próximo artigoGoiás: Caiado pode ser eleito no primeiro turno
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code