Manobra dos planos de saúde

REGUFFEIntegrante da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o brasiliense José Antônio Reguffe denunciou manobra dos planos de saúde. Aos poucos, passaram a recusar a venda de planos individuais. Só aceitam vender planos coletivos. Reguffe pôs sua equipe para pesquisar. Constatou que inclusive gigantes do setor, casos do Bradesco, da Sul América e da Unimed Seguros, estão agindo assim. Dessa forma, obrigam os interessados a formarem grupos de quatro, cinco ou mais segurados, para se inscreverem. São os chamados planos PMEs, referência a pequenas e médias empresas. Assim, diz o deputado,  criam-se agora falsos planos PMEs.

Há um truque aí embutido, mostra Reguffe. É que, em se tratando de planos coletivos, as seguradoras têm a prerrogativa de rescindir unilateralmente os contratos. Se um dos segurados surge com doença que exige dispêndios elevados, como internação duradoura ou medicamentos caros, o plano pode recusar a renovação do contrato no final do ano. O segurado fica literalmente no espaço, pois, diz Reguffe, “não conseguirá outro plano de saúde, porque ninguém vai querer alguém que tem uma doença preexistente que exija um tratamento oneroso”.

O pior de tudo, para Reguffe, é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é a agência reguladora do governo para a área, não fiscaliza esse processo. Não pode alegar desinformação, pois as seguradoras até divulgam informes publicitários sugerindo os planos coletivos.

Fonte: Jornal de Brasília / Coluna do alto da torre

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPF recomenda recebimento da denúncia contra envolvidos na Caixa de Pandora
Próximo artigoHaddad não descarta volta de Lula à presidência
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code