Metrô do DF lança aplicativo e oferece internet grátis em quatro estações



metroPassageiros do Metrô do Distrito Federal poderão utilizar internet sem fio de alta velocidade a partir da próxima terça-feira (21). O serviço é gratuito e estará disponível nas estaões Central e Galeria, Feira e Águas Claras. Segundo o presidente da companhia, Marcelo Dourado, a ideia é estender o serviço para todas as 24 estações até agosto.

“Nós descobrimos que as estações já estavam cobertas por rede de fibra ótica, por causa da própria comunicação entre as unidades. Daí, compramos os roteadores, os dispositivos de rede e instalamos em um processo relativamente rápido”, afirmou Dourado em entrevista ao G1. O serviço será lançado oficialmente durante a comemoração pelos 55 anos de Brasília.

Segundo o Metrô, cada estação será dotada de wi-fi de alta capacidade, com velocidade de até 1 mbps para 1,4 mil usuários simultâneos. “Não são essas redes ‘meia-boca’ que você precisa preencher cadastro, passar por burocracia. Cortamos tudo isso. Quando o passageiro entrar na estação, será avisado na tela do smartphone de que está em uma área de internet”, diz Dourado.

A aquisição e a instalação dos equipamentos nas quatro estações de maior fluxo custaram R$ 180 mil, pagos em uma parceria do Metrô com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. A projeção de custos para as outras 20 estações não foi informada.

Aplicativo

Na próxima segunda, o Metrô-DF também lança um aplicativo que vai prestar informações básicas ao usuário. Segundo Dourado, os passageiros poderão conferir os horários e a localização dos trens e também informar problemas e sugerir melhorias aos gestores.

A versão lançada no dia 21 é exclusiva para tablets e smartphones com sistema Android. A autarquia promete lançar a versão para iOS até a primeira semana de maio. No lançamento da internet sem fio e do aplicativo, a estação Central do Metrô receberá apresentações de mágica, música e dança entre 15h e 19h.

Também na comemoração do aniversário de Brasília, a companhia lança o programa Metrô Sustentável, com uma série de ações para reduzir o impacto ambiental do serviço. O presidente da companhia não quis detalhar o programa, mas adiantou ao G1 que uma estação integralmente sustentável – a quarta em todo o planeta – já está em fase de estudos.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code