Número de casos notificados de dengue diminui no Distrito Federal

20150526222422Boletim divulgado hoje mostra diminuição de quase 40% de casos notificados de janeiro a maio de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado.

Com o fim das chuvas, as ações no combate à dengue se tornam mais necessárias. Segundo a Secretaria de Saúde, em maio e junho, as pessoas tendem a diminuir os cuidados em casa, o que pode refletir diretamente no aumento da doença.

De acordo com o informativo epidemiológico semanal (nº 16), foram registrados, de janeiro até hoje (26), 7.293 casos notificados e 5.678 confirmados. Conforme definição do Ministério da Saúde, os confirmados são todos os notificados exceto os descartados.

Apesar de o número ainda ser expressivo, houve redução de 39,66% dos notificados e de 28,3% dos comprovados — 12.894 e 8.683 respectivamente — de janeiro a 26 de maio de 2015 em relação ao mesmo período em 2014.

O chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício, afirmou que a diminuição das ocorrências deve-se às ações de mobilização e prevenção promovidas diariamente no DF.

A força-tarefa — parceria de Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil— age todos os dias nas regiões administrativas. O objetivo é orientar a população durante  visitas a residências e recolher lixo e entulho para reduzir focos e combater a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Em maio, as ações ganham reforço das administrações regionais e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU. Quinze equipes estarão mobilizadas, entre 15 e 20 de junho, nas regiões que apresentam maior incidência da doença: Planaltina, Gama, Ceilândia e Sobradinho II.

De acordo com o boletim, foram registrados oito óbitos este ano, dos quais sete pacientes eram residentes no DF e um em Goiás. No ano passado, foram 12 mortes, sendo cinco de Brasília.

Fonte: .jornaldebrasilia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code