O papel dos vereadores no segundo turno

Candidatos consagrados pelas urnas tornam-se grandes cabos eleitorais.

O papel dos candidatos aos legislativos se inverte na passagem do primeiro para o segundo turno das eleições. Isso ocorre porque a eleição para o legislativo é definida na etapa preliminar do pleito eleitoral, e porque, aqueles que já foram consagrados pelas urnas tornam-se grandes cabos eleitorais.

Vereadores que obtiveram uma grande votação podem vir a ser, sim, valiosos cabos eleitorais

A dinâmica de uma eleição para cargos legislativos é bem mais complexa do que a disputa por um cargo executivo. Os que postulam uma cadeira no parlamento têm o enorme desafio de despertar o interesse do eleitor para uma escolha por muitos desprezada. Em outras palavras, se a eleição para os cargos executivos nem sempre “empolga” o eleitorado, a disputa pelos cargos legislativos é, muitas vezes, simplesmente ignorada.

O parlamento é o saco de pancada das democracias. A natureza de sua função, legislar e representar, é vista pelas pessoas comuns como uma atividade supérflua, e causadora de escândalos e corrupção. Os candidatos as Câmara de Vereadores, Assembléias Legislativas e a Câmara dos Deputados contam, na imensa maioria dos casos, apenas com suas redes de relação social.

Ao candidato a uma vaga no parlamento, o espaço conferido no horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV é muito reduzido, e quase sem nenhum impacto na briga pelos votos. Por conta de todas estas adversidades, os candidatos a vereadores (assim como aos demais cargos legislativos) que conquistam uma votação expressiva, tornam-se celebridades logo após o primeiro turno das eleições.

Embora os eleitores costumem esquecer o nome e o partido do candidato que mereceu seu voto na disputa pelo parlamento, o período que separa o primeiro e o segundo turno é um momento no qual a memória do eleitor ainda está sintonizada nas eleições.

Campeões de voto reforçam
as campanhas majoritárias

Acrescente-se a isto o espaço que os veículos de comunicação costumam destinar aos campeões de voto e temos cabos eleitorais de grande importância para o candidato que disputa o segundo turno da eleição para a prefeitura (ou para o governo do estado).

Os campeões de voto são aqueles que, devido ao grande reconhecimento conferido pelas urnas, podem reforçar a campanha do candidato majoritário.

Um campeão de voto pode ser um bom cabo eleitoral de diversas maneiras. Pode aparecer no horário de propaganda gratuita pedindo aos seus eleitores que depositem a mesma confiança no seu candidato a prefeito. Pode participar do corpo a corpo, e pode ainda fazer campanha no seguimento social que lhe outorgou o mandato de representante.

Em resumo, os vereadores eleitos representam um recurso precioso a ser utilizado pelos candidatos à prefeitura que disputam o segundo turno.

Fonte: Política para Políticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code