On´s e Off´s | Frente Resgatar Brasília nasce de olho na sucessão ao Buriti

Por Sandro Gianelli

Frente Resgatar Brasília

Na tarde dessa terça-feira (6/2), nove partidos políticos se reuniram na sede do PSC, no Edifício Palácio do Comércio, no Setor Comercial Sul. Na pauta a insatisfação com os rumos em que os partidos políticos estão tomando para as eleições de outubro.

Frente aguarda novas adesões

Estiveram presentes representantes do PSC, PSDB, PRB, Democracia Cristã, PMB, PRP, PMN, PTC e Patriotas. O grupo acredita que o Podemos e o PSL também se unam à Frente Resgatar Brasília, que foi lançada durante a reunião com a apoio de todos os presentes. Ficou agendada uma nova reunião para o dia 20 de fevereiro com todos os partidos para definir como a Frente atuará.

Reação dos pequenos

“Os partidos menores não aceitarão serem tratados como bucha de canhão fortalecendo as legendas dos grandes partidos. Não vemos com bons olhos as articulações que estão acontecendo no DF”, disse Zénobio Rocha, presidente do PSC.

PTB e PMB buscam aliança

O presidente do PTB, Alírio Neto, e a Executiva Regional do PMB se reuniram na última terça-feira (6) em busca de uma aliança majoritária entre os partidos. O PMB lançou a candidatura de Goudim Carneiro e o PTB a de Alírio, ambos para a sucessão ao Palácio do Buriti.

Do Povo para o Povo

Os partidos pretendem fechar uma aliança no final de fevereiro. A semelhança entre os candidatos é que são os únicos apresentados, até o momento, que são moradores das Cidades Satélites.

Mais Cidade menos Satélite

O primeiro projeto em comum será o lançamento da Caravana das Satélites, o nome do projeto será “Mais Cidade menos Satélite”. Para os representantes partidários este será o rumo para o Palácio do Buriti. O objetivo é unir as Cidades em um grande projeto para Brasília.

Projeto para o DF

Alírio busca uma aproximação com o PPL. Na manhã desta quarta-feira (7) ele esteve com o vice-presidente do PPL, Rodrigo de Paula. Na ocasião formalizaram uma pauta programática para discutir um projeto único para o DF. Outro partido que tem adotado a mesma estratégia desde 2010 é o PSD de Rogério Rosso.

Segurança Pública na pauta

A segurança pública foi o tema central das discussões na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional. Na avaliação do deputado federal Laerte Bessa (PR), os colegas parlamentares finalmente enxergaram o problema da violência no Brasil e estão dispostos a discutir soluções para o combate à criminalidade.

Falta de manutenção

O projetista Bruno Contarini, que trabalhou com Oscar Niemeyer na fase de construção de Brasília afirmou que possivelmente o desabamento do viaduto do Eixão Sul se deve mesmo a falta de manutenção adequada. Hoje (8), Bruno terá uma reunião com a comissão criada pelo GDF para avaliar este e outros problemas da cidade.

Alertas recorrentes

O GDF aguarda um laudo sobre o acidente que ficará pronto em 1 mês. Infelizmente vários alertas sobre a situação do viaduto foram ignorados. Professores da UnB, Sindicato de Arquitetura, Conselho Regional de Engenharia e Tribunal de Contas do Distrito Federal haviam avisado sobre a necessidade de manutenção.

Demolição total

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA) defende a demolição total do viaduto que desabou em Brasília. Para os especialistas, há risco de queda total da estrutura, além da ameaça à vida de técnicos que atuarão no local, caso o GDF não siga as orientações e faça o escoramento do viaduto.

* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Blog do Sandro Gianelli, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEntorno | Prefeito de Cristalina busca formas de amenizar a crise hídrica
Próximo artigoChega ao fim a guerra no PHS
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code