Opinião: Sem novas experiências não haverá mudanças na saúde pública

Saúde caótica no Distrito Federal.

Por Sandro Gianelli

O caos na saúde pública é um problema sistemático e enraizado em praticamente todos os estados e municípios da Federação Brasileira.

Entra e sai governo e nenhum gestor consegue solucionar o problema. Já tivemos até governador médico. No comando da secretaria tivemos gestor, médico e sindicalista. Nenhum deles conseguiu solucionar o problema, que pelo contrário, a cada dia piora

A saúde pública é um problema de agora. Não podemos continuar brincando com a vida alheia. Faça uma reflexão e diga se você não teve alguma pessoa próxima, parente, vizinho ou amigo que sem opção, por não ter um bom plano de saúde, dependeu da saúde pública e não teve o atendimento à altura?

Não é mais possível esperar, aguardar, pensar ou planejar uma solução. Precisamos agir. Vidas na UTI não esperam.

O governador Ibaneis apresentou um projeto emergencial, não para resolver por completo esse caos instalado a tantos anos. O objetivo é buscar, de imediato, que vidas não sejam perdidas por falta de capacidade do Estado gerir a saúde.

Se o projeto será bom ou não, só o tempo dirá. Mas na prática, ninguém quer que a saúde pública continue da forma que se encontra.
Ibaneis pode até cometer erros neste projeto, mas sua gestão terá 3 anos e 11 meses para fazer os ajustes necessários.

O que não se pode afirmar em relação ao governador é que ele seja omisso, indeciso ou indiferente ao problema. Se o projeto será aprovado ou não é outra conversa, agora ninguém pode negar que a saúde publica do Distrito Federal está na UTI.

A vontade de Ibaneis é resolver o problema. O governador apresentou uma tentativa de solução antes de seu governo completar um mês.

A população do DF, em ampla maioria, elegeu Ibaneis para governar o Estado nos próximos 4 anos. Será que não está na hora de deixá-lo trabalhar?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHermeto recebe comissão de aprovados no concurso da PMDF
Próximo artigoArtigo: Saúde do DF precisa ser exemplo
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code