Partido Conservador escolhe finalistas para sucessão de Cameron

alx_theresa-may-reino-unido-2_originalOs deputados conservadores escolherão a dupla de candidatos a premiê que irá para a fase final, quando votarão todos os membros do partido.

Os deputados do Partido Conservador britânico elegem nesta quinta-feira os dois candidatos que disputarão o cargo de David Cameron como primeiro-ministro do Reino Unido e líder do partido. Após a eliminação do ex-ministro da Defesa, Liam Fox e a desistência do ministro do Trabalho e Aposentadoria, Stephen Crabb, o trio finalista é a ministra de Interior, Theresa May, a secretária de Estado de Energia e Mudança Climática, Andrea Leadsom, e o ministro da Justiça, Michael Gove.

Entre as 8 e as 15 horas de hoje, no horário local (4 e 11 horas de Brasília), os 330 deputados irão votar em seu candidato de preferência e, assim, eliminar o menos votado entre os três restantes. Os dois que saírem vitoriosos se submeterão a uma votação entre os 150 mil membros do Partido Conservador nos próximos dias, porém, o anúncio do escolhido será feito apenas no dia 9 de setembro.

May é a favorita para suceder a Cameron e recebeu um apoio esmagador de seus companheiros na primeira etapa da escolha, realizada na última terça-feira, com 165 votos. A ministra tem 60 anos e é vista como a parlamentar com melhor experiência para assumir o governo. Apesar de ter defendido a permanência do Reino Unido na União Europeia, Theresa prometeu honrar a decisão pelo Brexit e conduzir o processo de ruptura com o bloco em 2017.

O eliminado desta quarta-feira deve Gove, que esteve atrás de May e Leadsom nas primeiras fases da votação. Ele foi uma figura importante na campanha pela saída da UE, mas manchou sua imagem no partido quando decidiu retirar o apoio ao ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, até então seu parceiro e candidato óbvio ao cargo e concorrer por conta própria.

(Com agência EFE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code