“Precisamos fazer com que água seja um tema do cotidiano na vida de todos os brasileiros”, alerta Izalci Lucas 

Izalci LucasA Câmara Federal realiza nesta sexta-feira (16), às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água.

O deputado Izalci (PSDB-DF), que solicitou a sessão, ressaltou que o fato de o Brasil possuir 20% de água potável do Planeta, torna-o um País extremamente valioso e visado. “Sabe-se que em 25 anos um em cada cinco países sofrerá com a escassez de água. Esta escassez certamente gerará conflitos de ordem internacional, já que estudos da ONU indicam que em 2025 a falta de água afetará a vida de 3 bilhões de pessoas.”

Izalci acrescenta que o crescimento populacional e as exigências imediatas por energia e alimentação estão impondo, não só aos brasileiros, mas toda a população mundial, crescentes demandas de água doce. “No Brasil, é preciso que tenhamos um olhar mais clínico para a questão de nossos mananciais e o crescimento desordenado que atinge principalmente o nosso Cerrado, o berço das Águas do Brasil”, completou o parlamentar tucano

Mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do semi-árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais, e mesmo tendo quase um quinto das reservas hídricas do  mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões do país por causa do crescimento populacional e desordenado das cidades, o desmatamento que diminui o nível de chuvas, o desperdício e falta de planejamento dos gestores públicos. “Somos um país que desperdiça muita água e precisamos fazer  com que água seja um tema do cotidiano na vida de todos os brasileiros antes que o recurso seja considerada definitivamente como o “novo petróleo””, disse o deputado Izalci Lucas

Izalci afirmou que é hora de todos acordarem. Segundo o parlamentar e presidente regional do PSDB/DF, a exploração da água, que é uma fonte renovável, tem limite e que devemos aprender a usar de uma forma mais responsável e sensata.

Além da sessão solene na Câmara Federal, que vai proporcionar uma grande reflexão sobre a crise hídrica e o futuro das cidades, Brasília vai sediar do dia 18 a 23 de março, o 8 Fórum Mundial da Água. O fórum não tem, nem de longe, a pretensão de resolver todos os problemas hídricos do Brasil, mas pode deixar um legado importante nos que diz respeito as medidas a serem adotadas para evitar o desperdício e a aplicação de políticas publicas mais eficientes para o consumo consciente.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConectado ao Poder – 17/03/2018 (Das 6h às 8h)
Próximo artigoEntorno | Prefeitura de Mimoso investe em melhorias na área de saúde
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!