Preços da gasolina e do diesel sobem hoje nos postos

gasolinaA Petrobras pressionou e o governo federal liberou o reajuste dos combustíveis a partir de hoje. O preço da gasolina que sai das refinarias sobe 6,6% e o do óleo diesel, 5,4%. O aumento nas bombas dos postos deverá ser menor, afirmou o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz. É que a gasolina vendida no varejo é uma mistura que leva 20% de etanol. Já o óleo tem 5% de biodiesel. O repasse imediato para os valores cobrados dos consumidores também dependerá do estoque de cada posto.

Economistas estimam que o impacto pode chegar a 4% nos preços nas bombas a algo em torno de 0,3 ponto percentual na taxa de inflação anual. Os índices anunciados já eram esperados pelo mercado, que estimava alta de 7%. O governo espera amenizar o peso dos aumentos dos combustíveis nos índices de custo de vida com a redução nas contas de luz das residências, da indústria e do comércio, e com a depreciação do dólar, que barateia as importações, inibindo aumentos de produtos nacionais.

Fonte: Congresso em foco

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDenúncia contra Renan é consistente, afirma Gurgel
Próximo artigoPara outra Câmara
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code