Prefeitura de Cidade Ocidental adere a programa de Mobilidade Urbana Sustentável

ANDRÉ BRITO

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Distrito Federal e seus municípios limítrofes tiveram um crescimento substancial no que se refere ao número de habitantes. Só em Cidade Ocidental, passamos de 50 mil para mais de 60 mil em 7 anos, muito embora há quem concorde que esse número na verdade chegue a 90 mil facilmente.

Não é difícil perceber que o número de condomínios cresceu muito, tendo em vista a facilidade de se financiar um imóvel promovida por programas federais de habitação nos últimos anos, o que trouxe um boom imobiliário à região, embora este tenha sofrido uma séria desaceleração.

Esses fatores trazem reflexos na oferta de serviços públicos aos cidadãos, como por exemplo, o transporte público. Para preencher essa lacuna, serviços alternativos têm ganhado força, como o transporte pirata que traz riscos para os usuários, os moto-taxistas e agora os loto-taxistas. Estes últimos fazem o transporte em carros particulares e tem se organizado para serem reconhecidos pelas prefeituras que tem buscado se preparar para fiscalizar e regulamentar todas essas novas categorias.

Em direção ao futuro

Refletindo sobre todos esses fatores, a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) que tem como presidente o prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango (PSDB), lançou na última quinta-feira (31/8) o programa Em Direção ao Futuro, que visa impulsionar a integração do Transporte Público e a Mobilidade Urbana Sustentável dos municípios do Entorno e Distrito Federal.

Em visita à Cidade Ocidental, o presidente da AMAB foi recebido pelo prefeito Fábio Correa (PSDB) e os vereadores da base aliada, a fim de apresentar-lhe o programa e assinar o termo de adesão para a criação do consórcio do transporte público e mobilidade urbana. Fábio Correa mostrou-se feliz por fazer parte de algo grandioso e que mudará a vida da população que há tanto tempo sofre com o transporte de má qualidade.

“Vamos fazer um plano, que na verdade é um consórcio, uma vez que todas as cidades da região passam pelos mesmos problemas e discutindo esse plano com o Distrito Federal, talvez resolvamos inclusive os problemas de lá, que afetam a todos nós, ” comentou Fábio Correa.

“O segundo prefeito que nos recepcionou e fez questão de participar com a sua assinatura foi Fábio Correa de Cidade Ocidental, um amigo e companheiro nesta luta por um transporte mais digno”, publicou Hildo do Candango em sua rede social.

Antes de visitar Cidade Ocidental, Hildo já havia passado em Valparaiso e seguia para Novo Gama, onde seria assinada a adesão ao Consórcio pela prefeita Sônia Chaves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here

*

code

Please enter your comment!