Prefeitura de Cidade Ocidental inaugura Centro de Testagem e Aconselhamento

Foto: Daniel Silva

A unidade tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e assistência para os portadores de IST/AIDS.

O Governo de cidade Ocidental inaugurou nesta terça-feira (13), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que irá funcionar dentro do Hospital Municipal de Cidade Ocidental. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida e assistência para os portadores de IST/AIDS.

“A unidade de atendimento foi realizada através de uma demanda da população pelo orçamento participativo. Buscamos recursos e hoje tornamos realidade essa inauguração. Vamos dar suporte ao cidadão que enfrenta dificuldades com a doença”, destaca o prefeito Fábio.

Os pacientes terão acesso ao serviço através de atendimentos na unidade de saúde em que o paciente realiza um teste convencional ou rápido, e os casos diagnosticados reagentes para a doença são referenciados ao SAE.

A coordenadora da unidade, Maria Tavares, disse que o intuito é fazer com que o CTA/SAE seja referência. “Por ser um marco para nossa sociedade, vamos trabalhar bastante e buscar melhorias para uma assistência de saúde de extrema qualidade, especialmente para quem necessita de cuidados”, destaca.

De acordo com o presidente do Instituto Amizade, Baby Brasil, a instituição mostra a integração da sociedade com o governo. “É uma grande conquista para a Cidade Ocidental, agora, não precisamos mais se ausentar da cidade para buscar auxílio. Temos essa propriedade de oferta com saúde de qualidade”, afirma.

Para a representante do Conselho Municipal de Saúde, Débora Barata a instalação da unidade irá auxiliar no atendimento e realização de testes rápidos. “O preconceito ainda existe, vamos trabalhar de forma rápida e assim facilitar na realização dos exames. O atendimento será discreto’, conclui à conselheira.

Saiba mais

O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. O SAE será responsável pela assistência ambulatorial às pessoas que vivem com HIV/AIDS e hepatites virais.

Serviços

Os exames são realizados no Hospital Municipal de Cidade Ocidental, na SQ 10, Quadra 08, de segunda-feira à sexta-feira em horário comercial. Para atendimento favor comparecer na unidade portando o Cartão do SUS, Documento de Identidade e Comprovante de Residência. Demais dúvidas entrem em contato pelo telefone (61) 3605-3014.

Por Joyce Coelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code