Projeto de Lei de Delmasso garante o acesso ao exame pré-eclâmpsia às gestantes

A mortalidade materna na capital federal é quase cinco vezes maior do que em países desenvolvidos

Deputado distrital Rodrigo Delmasso

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), criou o projeto de Lei 378/2019 que garante o acesso ao exame de triagem pré-natal combinada para pré-eclâmpsia às gestantes que realizarem pré-natal na rede pública de saúde do Distrito Federal.  A proposta tem o propósito de tornar possível o diagnóstico precoce, monitoramento e tratamento preventivo das gestantes.

Delmasso afirmou que a atenção e o cuidado pré-natal são os acompanhamentos da equipe de saúde que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê.

Durante toda a gravidez são realizados exames clínicos e laboratoriais que visam identificar, prevenir e quando possível tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança”, ressaltou.

A mortalidade materna na capital federal é quase cinco vezes maior do que em países desenvolvidos. O dado foi publicado no mais recente Relatório Epidemiológico sobre Óbitos Maternos no Distrito Federal, divulgado pela Secretaria de Saúde do DF, em 2017. 

A gestante que for identificada como alto risco para desenvolvimento de pré-eclâmpsia deverá ter monitoramento da gestação e iniciar o tratamento adequado até no máximo a 16ª semana de gestação. Os profissionais de saúde envolvidos no atendimento à gestante deverão receber capacitação profissional para o atendimento adequado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEvento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente
Próximo artigoBairro Pacaembu recebe segunda camada do novo asfalto
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code