Putin afirma que economia russa superou o “pico” das dificuldades

20150416081548523256aMoscou, Rússia – O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (16/4) que a economia do país “superou o pico das dificuldades provocadas pelas sanções, relacionadas com o conflito ucraniano, e pela queda do preço do petróleo.

Em uma entrevista exibida por um canal de televisão, Putin foi questionado sobre a valorização de 40% do rublo desde o início de março e afirmou: “Os analistas dizem que superamos o pico dos problemas no setor bancário e nas empresas”.

O presidente russo afirmou em dezembro que a saída da crise demoraria dois anos anos, mas nesta quinta-feira disse que “talvez” possa acontecer mais rápido.

A forte desvalorização do rublo em dezembro provocou uma grave crise econômica na Rússia, a maior dos 15 anos de Putin no poder. Para 2015, o governo prevê uma contração de 3% do PIB.

Desde o início de março, a moeda russa registra uma valorização em comparação com o dólar e na quarta-feira voltou a ser negociado abaixo dos 50 rublos pela primeira vez desde novembro. Com o cenário, as autoridades esperam uma crise menos agressiva do que o previsto.

Nesta quinta-feira, um dólar era negociado a 49,6 rublos. Em dezembro, a cotação chegou a 80 rublos.

O euro também registrava queda, a 52,85 rublos, o menor nível desde novembro.

Ao comentar as sanções impostas pelo Ocidente à Rússia por seu papel no conflito no leste da Ucrânia, Putin considerou “pouco provável uma retirada porque esta é uma questão política”.

Neste sentido, denunciou uma estratégia que pretende “conter o desenvolvimento” do país.

O presidente russo admitiu que as sanções têm um impacto negativo para as famílias, já que provocaram uma inflação maior.

Mas Putin afirmou que a Rússia deve “aproveitar as sanções para alcançar novas fronteiras de desenvolvimento e corrigir sua política econômica”.

Ele citou a substituição das importações por produtos locais e afirmou que o setor da agricultura foi “saneado”.

Fonte: Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code